• Gabrielle

VALPARAÍSO E VIÑA DEL MAR EM 1 DIA

Atualizado: 9 de Jul de 2018



Sempre tive vontade de conhecer o mundo, cada cantinho, cada cultura... em março de 2017 organizei uma viagem para San Pedro de Atacama (post aqui) e para aproveitar um pouquinho mais, dei uma esticada de mais 2 dias para ficar 1 dia em Santiago (1/2 dia na verdade) e 1 dia em Valparaíso + Viña del Mar.


Li em vários blogs que 1 dia seria suficiente para conhecer o combo Valpo + Viña e, realmente, achei suficiente. Consegui ir em todos os lugares que pretendia, comer bem, tudo sem pressa. Fomos de carro de Santiago até lá, que é o meu meio favorito quando não quero perder tempo com deslocamentos, além do que nos permite conhecer muito mais lugares que se estivéssemos de ônibus ou agência de turismo. 


Valparaíso e Viña del Mar são cidades litorâneas, na beira do mar, há aproximadamente 1 hora de Santiago. Nas férias e finais de semana os Santiaguinos rumam em peso para as cidades, especialmente Viña del Mar, que tem mais estrutura de praia.


Apesar de serem coladas uma a outra, Valpo e Viña são COMPLETAMENTE diferentes! Nada, nenhuma semelhança, afora a língua espanhola rsss.



Valparaíso é uma cidade mais antiga, portuária, cheia de história e bem pitoresca. É conhecida mundialmente por seus inúmeros Cerros (morros, em espanhol) que se espalham desde a beira do mar por toda a cidade, e sobre o qual foram construídas casinhas coloridas e amontoadas uma sobre as outras. Como a cidade tem partes baixas e altas (e muito altas), outra característica marcante são os ascensores, mais de 30, elevadores antigos, como um bondinho pequeno sobre trilhos, que levam os moradores de cima para baixo e vice-versa.


Já li muitos blogs de pessoas que se encantaram com Valparaíso, amaram o colorido, as ruelas, as descobertas de cada esquina, os restaurantes, barzinhos e hotéis moderninhos e descolados escondidos sobre fachadas simples... Realmente, Valpo tem uma beleza única que dificilmente poderemos comparar com outra cidade no mundo. Eu, particularmente, gosto de coisas mais amplas, bonitas e arrumadas, então achei a cidade bem bagunçada, suja, fedida e desorganizada. Ainda assim, achei muito legal tê-la conhecido e repetiria a viagem. Mas fiquei pensando a mesma coisas de quando visitei o pelourinho em Salvador, de como ficariam lindos, tanto Valparaíso como o Pelourinho, se fossem bem mantidos, restaurados e cuidados...



Viña del Mar, que gostei mais, é o total oposto. A cidade é bonita, com bastante verde e jardins bem cuidados, as ruas são organizadas e amplas, o clima é gostoso e sente-se apenas o cheiro do mar... a orla é agradável para caminhada, os restaurantes são inúmeros e bonitos por dentro e por fora, as construções são mais harmoniosas (minha visão)... Prefiro lugares assim, mais organizados! Por estas razões, que já me conhecendo e tendo lido alguns comentários sobre ambas as cidades, optei por me hospedar em Viña del Mar.


O segredo é cada viajante se conhecer, saber dos seus gostos, de seu estilo ideal de viagem, das belezas que aprecia, para escolher entre ficar em Valparaíso e Viña del Mar, caso vá para dormir e aproveitar a noite lá. As 2 têm hotéis e restaurantes ótimos. Mas visitar as 2 é algo imprescindível!


Nós ficamos hospedados em Viña del Mar 2 noites. Chegamos às 2 da manhã, de Santiago, em nosso retorno de San Pedro de Atacama, aproveitamos o dia inteiro e dormimos mais uma noite, pois nosso vôo para o Brasil saia só ao meio dia de Santiago, então voltamos de manhã sem pressa.


Vou colocar abaixo algumas informações da nossa viagem, com opções de substituição das nossas escolhas, e uma lista de coisas para fazer em Valparaíso e Viña del Mar.



COMO IR?


Minhas escolhas de deslocamento:


- Trecho Brasil - Chile - Brasil: voamos Curitiba-Santiago pela LATAM, com milhas


- Trecho Santiago - Valparaíso/Viña del Mar - Santiago: aluguei um carro no aeroporto, para não perder tempo com deslocamentos. Sempre alugo carro no Brasil e fora pelo Expedia, pois não preciso fornecer cartão de crédito para a reserva, nem pagar antecipadamente, ainda mais porque não tem, na maioria das vezes, diferença de preço.


** Neste link, tem uma relação dos estacionamentos particulares de Valparaíso, com seus respectivos preços, para ajudar na organização de viagens de carro.


Outras opções:


- Trecho Brasil - Chile - Brasil: além da LATAM, a GOL, a Avianca e a Aerolíneas Argentinas também voam o trecho. Sempre tem promoção!


- Trecho Santiago - Valparaíso/Viña del Mar - Santiago: transporte público ou agências de turismo:


---- Transporte Público: de Santiago a Valparaíso tem ônibus saindo a cada 15 min. do Terminal Alameda, que fica bem em frente à Estação Universidad de Santiago (Linha 1 Vermelha), as empresas Pullman e Turbus operam a rota. Entre Valparaíso e Viña del Mar, o Metrô atende os principais pontos e muita coisa dá para fazer a pé.


---- Agências de Turismo: oferecem o passeio de duração de 1 dia com City Tour pelos principais pontos, a exemplo da Turistik, Turistour, Ruta Chile, dentre outras, que saem de Santiago, em bate-volta.



CÂMBIO


Para responder todas as perguntas sobre câmbio no Chile, que moeda levar, onde trocar e outras inúmeras perguntas, montei um post exclusivo, que você pode acessar aqui.



ONDE FICAR?

Minha escolha de hospedagem:


- O Hotel Casinetta é um hotelzinho boutique que fica em um casarão lindo a 2 quadras do Reloj de Flores. São pouquinhos quartos, confortáveis e bem aconchegantes. Eles tem vários tipos de quartos, em várias faixas de preço, então cabe em quase todos os bolsos. O café-da-manhã é farto, delicioso e bem tranquilo, já que não têm muitos hóspedes. O atendimento é ótimo e os funcionários são muito gentis. Chegamos às 2h da manhã, após uma viagem gelada de Santiago e o funcionário, sabendo do horário que chegaríamos (eu havia deixado pré-avisado), ligou a calefação para o quarto estar quentinho para quando chegássemos, achei muito atencioso da parte dele. Adoramos o hotel!

- Faço minhas reservas pelo Booking, no site mantido em parceria com o Programa Multiplus. Para cada dólar gasto, 4 pontos são acumulados no Multiplus.


Outras opções:


EM VALPARAÍSO:


- Opções de hostals: La Joya Hostel, Hostal Los Poetas, La Nona, Casa Verde Limon, Hostal Po


​- Opções de hotéis bons: Hotel Boutique 17, Palacio Astoreca, MM 450, Fauna HotelVoga Exclusive Guesthouse, Casa Nomade Hotel Boutique, Cirilo Armstrong Hotel Boutique, Casa Von Moltke, Casa Galos Hotel & Lofts, Zerohotel, Hotel Boutique Patrimonial Somerscales, Hotel Casa Higueras


EM VIÑA DEL MAR:


- Opções de hostals: Casa Mondo Ex Urban House Viña, Street Garden Hostel, Jaguar Hostal & Living


- Opções de hotéis bons: Hotel Oceanic, Hotel Ankara, Panamericana Hotel O'Higgins, La Blanca Hotel, Castillo Medieval (temático), Hotel Conference Town, Neruda Mar Suites, Hotel MonterillaBest Western Marina Del Rey


Opções de hotéis de luxo: Hotel Enjoy Viña del Mar, Hotel Sheraton Miramar



O QUE FAZER?



>>> EM VALPARAÍSO <<<



PLAZA SOTOMAYOR

Endereço:Prat, Valparaiso

Estacionamento:627, Errázuiz - estacionamento subterrâneo que fica bem em frente à praça ($ 2400)

Preço:$ 0

Funcionamento:24/7 - atração de rua com acesso livre


Bem no centro da Plaza Sotomayor, uma das principais praças cívicas de Valparaiso, fica o Monumento a Los Heroes de Iquique, erguido em homenagem aos mártires que participaram da batalha naval de Iquique e Punta Gruesa, travada entre os navios chilenos Esmeralda e Covadonga contra os peruanos Huáscar e Independencia em 21 de maio de 1879. Abaixo do monumento fica um mausoléu onde descansam os corpos dos mortos em combate.


No subsolo da praça, se encontram, ainda, os restos da primeira Alfândega do Porto, que foi construída com os restos da Fragata Esmeralda capturada pela Marinha espanhola. É um sítio arqueológico.


Em um dos extremos da Plaza Sotomayor, fica o Edifício Armada do Chile, a Comandancia en Jefe de la Armada, uma construção em estilo neoclássico francês, declarada Monumento Histórico do Chile.


Da Plaza Sotomayor saem alguns Walk Toursgratuitos, que paga-se ao guia quanto quiser e achar justo, como por exemplo a Tour 4 Tips, cujo site dá todas as informações, inclusive horário de saída, itinerário e distância percorrida. Muito legal para quem tem tempo e quer conhecer mais da história da cidade (a Tour 4 Tips também oferece Free Walk Tour em Vinã del Mar, saindo do Reloj de Flores, veja mais neste link).



ASCENSOR CONCEPCIÓN


Endereço: Prat 882, Valparaíso

Estacionamento: mesmo estacionamento

da Plaza Sotomayor. De lá até o Ascensor

Concepción dá para ir a pé.

Preço:$ 300 (cada trecho)

Parte baixa: Rua Prat

Parte alta: Paseo Gervasoni


** Sobre os Ascensores de Valparaíso: Neste link, tem um relação completa de todos os ascensores, sua história, data de fundação, se estão em funcionamento ou não, fotos da vista... É bem interessante para programar a viagem e não ser pego de surpresa com ascensores fechados, o que é comum, pois são muito antigos e vez ou outra estão em manutenção. 


Saindo da Plaza Sotomayor, viramos a esquerda na Rua Prat, em direção à entrada do Ascensor Concepción. Em tese, a entrada seria logo à direita do Banco Santander, mas andamos por tudo ali e não encontramos a entrada, nem uma placa ou uma direção do caminho. Perguntamos em uma Padaria onde era a entrada e nos informaram que o ascensor estava fechado para manutenção.


Decidimos então subir a pé até o Paseo Gervasoni. Subimos, subimos, uns 500 degraus, quando já estávamos meio ofegantes, chegamos, não sei como, no Paseo Yugoslavo, que também tem seu próprio ascensor, o Ascensor El Peral, o que foi muito legal, pois pudemos experimentar o trajeto de descida de um ascensor.



ASCENSOR EL PERAL

Endereço:Plazuela Justicia, Valparaíso

Estacionamento: mesmo estacionamento da Plaza Sotomayor. De lá até o Ascensor El Peral dá para ir a pé.

Preço:$ 300 (cada trecho)

Parte baixa: Corte de Apelaciones (semelhante ao nosso Tribunal de Justiça)

Parte alta:Paseo Yugoslavo


A parte alta, o Paseo Yugoslavo, é um caminho bem arrumadinho, com um mirantecom vista maravilhosa do Pacífico, do Porto e de  Valparaíso, por onde conseguimos entender bem como a cidade foi construída, com uma visão de cima. Ali tem alguns vendedores de souvenirs, as famosas caixinhas coloridas que formam maquetes das casinhas ou dos ascensores; além do Restaurante El Peral. Também fica ali o Palacio Baburizza, atualmente destinado ao Museu de Bellas Artes de Valparaíso.


Para descer do Paseo Yugoslavo até a parte baixa, pode-se utilizar do Ascensor El Peral, super baratinho, que em pesos equivaleriam centavos de reais, é mais um transporte público para os moradores da região, do que um ponto turístico. O trajeto é uma experiência bem diferente, legal. Aquela caixinha velha desce quase em 180º, mas até que me senti segura ali dentro rsss.

A parte baixa do Ascensor El Peral dá bem nos fundos da Comandancia en Jefe de la Armada, na Plaza Sotomayor.


É super recomendável fazer pelo menos um trajeto pelos inúmeros ascensores de Valpo, um programa icônico na cidade!





ASCENSOR ARTILLERIA


Endereço:Plaza Whellright 157, Valparaíso (entrada ao lado do prédio vermelho da Aduana)

Estacionamento: Calle Cochrane 78, Valparaíso - esquina da Rua Márquez com a Cochrane (terreno baldio)

Preço:$ 300 (cada trecho) 

Parte baixa: Plaza Whellright

Parte alta: Paseo 21 de Mayo

Eu havia colocado este ascensor em meu roteiro, pois ele parece ter um vista linda do Porto, já que fica quase em cima, pelo lado esquerdo. Mas já estávamos cansados de procurar as entradas e da bagunça de Valpo, queríamos ir logo para Viña del Mar, então pulamos esta parte.



REGIÃO PORTUÁRIA

Endereço: Sotomayor 60, Valparaíso

Estacionamento: mesmo estacionamento da Plaza Sotomayor. De lá até o Ascensor El Peral dá para ir a pé.

Preço:$ 0

Funcionamento:24/7 - atração de rua com acesso livre

Voltando da Plaza Sotomayor para o sentido do mar, fomos dar um passeio à beira-mar, quase em frente ao Porto, onde ficam os barcos pesqueiros. Dali a vista do Porto é muito legal.



MUSEO A CIELO ABIERTO

Endereço:Labruyere 259, Valparaíso

Estacionamento:na rua

Preço:$ 0

Funcionamento:24/7 - atração de rua com acesso livre

Quando estava pesquisando sobre Valparaíso, antes da viagem, marquei um programa que me pareceu muito legal e que me deixou interessada: o Museo a Cielo Abierto. É uma parte da cidade onde as casas são grafitadas num colorido lindo, ao menos nas fotos que vi. Ao chegar lá me decepcionei um pouco, não sei se estava no local errado, mas comecei bem embaixo de um dos portais e quase não vi arte de rua por ali. É verdade que o que vi era muito lindo! Andamos um pouquinho, mas logo decidimos voltar.



LA SEBASTIANA


Endereço: Ricardo de Ferrari 692, Valparaíso (se o GPS ficar doido: encontre a avenida  Colón, uma via paralela às avenidas Brasil e Pedro Montt, e siga até o final dela, nas proximidades da Plaza Victoria. Quando ela terminar, basta virar à esquerda numa pequena subida para entrar na Ferrari)

Estacionamento:na rua

Preço: $ 7000 ($ 2500 para estudantes e chilenos acima de 60 anos)

Funcionamento:de março a dezembro - terça a domingo das 10h às 18h / janeiro e fevereiro - terça a domingo das 10h às 19h


Eu não visitei a Casa La Sebastiana, uma das Casa-Museu do Poeta Pablo Neruda, pela mesma razão que não senti vontade de visitar a La Chascona de Santiago, porque ainda não li nenhum livro dele, e achei um pouco vazia a experiência de visitar a casa de alguém que sei muito pouco a respeito. Talvez em uma próxima visita, compro um livro antes de ir e aí sim, vou conhecer uma das casas do famoso escritor.



>>> EM VIÑA DEL MAR <<<



RELOJ DE FLORES

Endereço:Alamo 590, Viña del Mar

Estacionamento:estacionar ao longo da Rua Alamo, na subidinha do Morro

Preço: $ 0

Funcionamento: 24/7 - atração de rua com acesso livre


O Reloj de Floresé uma das atrações turísticas mais famosas de Viña del Mar. Situado na Avenida que une Valparaíso a Viña del Mar, este ponto de referência botânico, feito com inúmeras flores coloridas, é um relógio que funciona de verdade.

Ele foi inaugurado em1962 para a Copa do Mundo da FIFA, evento no qual Viña del Mar foi uma das cidades sede. 



PASEO MIRADOR


Endereço:Murphy 221, Viña del Mar

Estacionamento:na rua

Preço: $ 0

Funcionamento: 24/7 - atração de rua com acesso livre


Subindo por um morrinho/escadas que tem ao lado direito do Reloj de Flores, chega-se ao Paseo Mirador, um Mirante de onde se tem uma vista ampla da Praia Caleta Abarca, em Viña del Mar, com Valparaíso ao fundo, pelo lado esquerdo.



ORLA DE VIÑA - MIRANTES PARA O OCEANO PACÍFICO

Endereço: Av. Marina 15, Viña del Mar

Estacionamento:na rua

Preço:$ 0

Funcionamento: 24/7 - atração de rua com acesso livre

Viña del Mar tem um trecho muito gostoso para caminhar, que vai desde +- o Hotel Sheraton até o Casino de Viña, a orla por ali tem vários mirantes para o Pacífico, além de uma vista linda de Valparaíso (do lado esquerdo), com seus morros tomados por casas; e de Concón (do lado direito), de onde se vêem as dunas de longe.



CAP DUCAL

Endereço:Av. Marina 51, Viña del Mar

Estacionamento:convênio com um estacionamento público quase ao lado

Preço:refeição ou hospedagem sob consulta

Funcionamento:para almoço, jantar e hospedagem


O Cap Ducal não é exatamente uma atração turística, mas como fica no caminho pela orla que mencionei acima, vale parar para umas fotos, pois a arquitetura é bem diferente, no formato de navio, construído praticamente em cima do mar.


Nele funciona um hotel e restaurante. A vista deve ser linda dos quartos, principalmente ao pôr-do-sol! O problema é o sistema de reserva, só por telefone, nem pelo Booking não dá para reservar. Parou no tempo!


Minha ideia inicial era almoçar por ali, mas quando cheguei próximo à porta de entrada, achei o restaurante meio acabadinho, velho, não senti vontade de comer lá, então fiquei só nas fotos mesmo.



CASTELO WULFF

Endereço: Av. Marina 37, Viña del Mar

Estacionamento:na rua

Preço:$ 6000

Funcionamento: terça à domingo das 10:00 às 13:30 e das 15:00 às 17:30


O Castelo Wulff era a antiga residência de Gustavo Wulff, um comerciante alemão que mandou construir o castelo em 1905. Atualmente, foi declarado Monumento Nacional.


Li que a visita ao interior do castelo é bem interessante, que tem um deck de observação com uma vista linda, e que um dos corredores tem o piso de vidro, de onde se vêem as ondas batendo nas pedras. Infelizmente, eu não consegui entrar. Apesar de ter chego no horário normal de funcionamento, os portões externos estavam fechados, sem nenhuma placa ou guarda para passar informações. Ficamos um tempinho tentando entender se era apenas provisório o fechamento, pois todas as janelas estavam abertas, mas ninguém vinha ao portão para esclarecer. Então decidimos seguir a caminhada.



CASINO DE VIÑA DEL MAR

​​

Endereço:Av. San Martín 199, Viña del Mar

Estacionamento: na rua

Preço:$ 0 (exceto jogos)

Funcionamento:24/7


O Casino de Viña del Mar fica no Hotel Enjoy. A entrada oficial fica na parte de trás do hotel (não na beira-mar).

Queríamos fazer uns joguinhos à noite, mas estavámos muito cansados do dia movimentado e não conseguimos levantar da cama do hotel :( 



AV. JORGE MONTT - ORLA


Endereço:Av. Jorge Montt 11700, Viña del Mar

Estacionamento:na rua

Preço:$ 0

Funcionamento:24/7 - atração de rua com acesso livre


Ao longo da orla de Viña del Mar, pela Av. Jorge Montt, tem uma ciclovia e um espaço para corridas/caminhadas bem longo e bonito, bem conservado. Por ali tem vários barzinhos, quiosques e parquinhos criativos para a criançada, tem um parquinho atrás do outro, cada um com brinquedos diferentes. Um bom passeio com crianças é caminhar pela orla e ir revezando estes parquinhos.



PLAYA DE REÑACA E CONCÓN

Endereço:Av. Brogoño 15410, Viña del Mar

Estacionamento: na rua

Preço:$ 0

Funcionamento:24/7 - atração de rua com acesso livre


Reñaca é a praia mais famosinha e exclusiva de Viña del Mar, mais turística e residencial. Uma característica marcante desta praia é a extensa faixa de areia e os edifícios de beira-mar em formato de escada nas ladeiras. O pôr-do-sol dali é lindo! Concón, por sua vez, é conhecida pelas dunas, que se estendem por boa parte da beira do mar.



MOAI NO MUSEO FONCK


Endereço:4 Norte 784, Viña del Mar

Estacionamento:na rua

Preço:$ 2700 ($ 500 crianças de 5-14 anos)

Funcionamento: segunda das 10h às 14h e das 15h às 18h / terças a sábado das 10h às 18h / domingos e feriados das 10h às 14h


O Museo Fonck expõe peças relacionadas à pré-história, etnografia e história natural Chilena, incluindo da Ilha de Páscoa, mas a maior atração mesmo fica por conta do Moai no lado de fora. Este, e outro exposto em Londres, são os únicos Moais originais localizados fora da Ilha de Páscoa. Mesmo quem não queira entrar no Museu pode apenas passar em frente para ver o Moai, que fica na parte externa, aberto ao público, sem pagamento.



ONDE COMER?


Como estávamos de carro, fomos observando restaurantes que nos pareciam legais pelo caminho. Ficamos em dúvida de 3 restaurantes que nos pareceram bons, o Mirador, no hotel Enjoy Viña del Mar, em estilo bar cool de praia, moderninho e descolado; o Tierra de Fuego, uma churrascaria toda envidraçada em frente ao mar e; o Chez Gerald, um restaurante francês mais tradicional, que estava cheio, o que é uma ótima referência. Todos em Viña del Mar. 


Optamos pelo Chez Gerald e não nos arrependemos. Pedimos Mignon com FritasSalmão com Nhoque ao molho Pesto e abacate. E, de sobremesa, Petit Gateau (fotos abaixo). Tudo delicioso demais, bem apresentado, ótimo atendimento, vista linda, lugar aconchegante... Adoramos! Depois, aproveitamos para passear pela orla...



5 visualizações

© Buena Vida

todos os direitos reservados

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone YouTube