• Gabrielle

SANTA CLAUS VILLAGE: a casa oficial do Papai Noel na Lapônia

Atualizado: 24 de Jul de 2018



A Santa Claus Village -- Vila do Papai Noel (ou ainda, Aldeia do Papai Noel), é um complexo localizado há 8km do Centro da cidade de Rovaniemi/Finlândia, no exato local onde passa a linha imaginária do Círculo Polar Ártico. Está estabelecida no mesmo lugar desde a virada do século passado, ou seja, conta com mais de 100 anos de existência, tendo iniciado com uma simples placa na beira da estrada, evoluído para uma cabana, e chego nesta estrutura que tem hoje, super legal, cheia de atividades e coisas para conhecer.


Essencialmente, ela reproduz a vila onde vive o Sr. Noel, na capital da Lapônia, com seu escritório, correio, renas, pinheirinhos naturais de Natal... Aqui, se respiram ares natalinos o ano inteiro, mas o inverno é particularmente especial, pois a neve acumulada é a cara do Natal.


>>> Veja aqui o post com o clipe da nossa viagem à Lapônia


>>> Veja aqui o post de nossa estadia na Lapônia Finlandesa, na cidade de Ivalo


>>> Veja aqui o post de nossa estadia na Lapônia Finlandesa, na cidade de Saariselkä


>>> Veja aqui o post de nossa estadia na Lapônia Finlandesa, na cidade de Rovaniemi, a Terra do Papai Noel


Não espere o apelo turístico encontrado em parques temáticos dos EUA. A Santa Claus Village não é um parque temático, nem foi projetada por americanos, mas é cheia de personalidade e estilo, super compatível com um lugar tão isolado e único como a Lapônia e, como a própria Finlândia.,

Dá para ter uma noção da estrutura do Santa Claus Village pelo mapa abaixo:


A vila é composta por várias cabanas "kota", daquelas tradicionalmente usadas pelos povos indígenas Sámi que levam um estilo de vida nômade de pastores de renas e dormem em habitações estilo tenda portátil. Algumas cabanas são bem grandes, outras menores, e abrigam o escritório do Papai Noel, correio, lojas, restaurantes, agências...


O complexo, como um todo, é muito completo! Tem bastante coisa para ver, fazer e comer. Ficamos apenas 1 dia e meio por aqui, mas conseguimos fazer tudo que queríamos. Se estivéssemos com crianças, seria pouco tempo, pois os pequenos adoram brincar na neve sem pressa, bater papo com o Papai Noel e com os elfos, fazer carinho nos huskys, conhecer as renas...


Para nós, o tempo também foi suficiente porque já havíamos feito todas as principais atividades da Lapônia (passeio de rena, huskys, snowmobile) em nossa passagem por Saariselkä.


>>> Veja aqui o post com o clipe da nossa viagem à Lapônia


>>> Veja aqui o post de nossa estadia na Lapônia Finlandesa, na cidade de Ivalo


>>> Veja aqui o post de nossa estadia na Lapônia Finlandesa, na cidade de Saariselkä


>>> Veja aqui o post de nossa estadia na Lapônia Finlandesa, na cidade de Rovaniemi, a Terra do Papai Noel


Na sequência, conto sobre nossa experiência na Santa Claus Village, em fevereiro de 2018.



>>> CÍRCULO POLAR ÁRTICO <<<



O Círculo Polar Ártico é uma linha imaginária que limita o Pólo Norte da Terra, correspondendo ao paralelo da latitude 66º 33’ 44" Norte. Ao norte desta linha ocorre pelo menos um dia por ano de noite absoluta (24 horas de escuridão) no inverno, chamada de Noite Polar ( "Kaamos") e, pelo menos um dia de luz absoluta (24 horas de sol) no verão boreal (sol da meia-noite), chamado de dia polar.


Assim, há um dia por ano no qual o sol não aparece, ficando abaixo da linha do horizonte. Quanto mais ao norte, mais dias sem a presença do sol, até que no extremo Pólo Norte, o sol não aparece durante seis meses.


A imagem ilustra exatamente isso.


As áreas pelas quais passa o Círculo Polar Ártico são o estado norte-americano do Alasca, o norte do Canadá, o sul da Groenlândia, o extremo norte da Islândia (ilha de Grímsey), o norte da Escandinávia e o norte da Rússia.


Na Finlândia, a linha passa exatamente por cima da cidade de Rovaniemi e, mais especificamente, pelo meio da Vila do Papai Noel. As demais cidades da Finlândia, pela qual o Círculo Polar Ártico passa, são escassamente habitadas.


A marcação da linha é bem clara, não tem erro:

  • no verão, a linha fica marcada no chão;

  • no inverno, a linha fica marcada no ar, por um fio que à noite é iluminado em azul brilhante (já que o solo está coberto por uma camada de neve acumulada).


É claro que nós não poderíamos perder aquela fotinho clichê cruzando a linha imaginária, com um pézinho no Ártico. Já cruzamos outras 2 linhas imaginárias: o Meridiano de Greenwich, em Londres e; o Trópico de Capricórnio, no Atacama.


Na Santa Claus Village, você pode até obter um certificado confirmando ter cruzado o Círculo Polar Ártico rsss (o certificado é emitido no espaço de informações ao turista - Tourist Info).



>>> SANTA CLAUS OFFICE <<<



Se a residência oficial do Papai Noel é na Lapônia e, se ele trabalha muito o ano todo para conseguir dar conta de entregar os presentes de toda a galera da Terra, ele não poderia ficar sem um escritório para tantas tarefas.


Esse aí da foto é o Escritório do Papai Noel, ou Santa Claus Office. É nesse local que fica a oficina de brinquedos, onde trabalham os elfos... onde fica, em segredo, o regulador de velocidade rotacional da Terra rsss e... o mais legal... onde podemos encontrar o bom velhinho, e até tirar uma foto com ele.


Ele é muito fofo, conversador, sabe um pouquinho sobre cada país e tem uma baita pezão rsss... disse que o B está no caminho certo para cultivar uma barba longa igual a dele rssss


Meet Santa Claus | Conheça o Papai Noel




>>> SANTA CLAUS MAIN POST OFFICE <<<



Outra coisa que não poderia faltar para um lugar que recebe tantas cartas o ano inteiro é um correio próprio.


A Santa Claus Village tem seu próprio correio, o Santa Claus Main Post Office, onde são vendidos cartões postais, cartões de Natal, selos decorativos e, claro, onde postamos nossas cartinhas diretamente da Lapônia para o Brasil.


São 2 caixas de correio:

  • 1 caixa de correios com saídas diárias, a de cor amarela nas fotos acima;

  • 1 caixa de correios com saída apenas no Natal, a de cor vermelha nas fotos acima.


Mandamos cartões-postais no correio diário e, mandei um cartão de Feliz Natal para o meu pai que irá chegar para ele apenas no Natal de 2018. Ele ama cartões de Natal, tem uma coleção antiga (de novos e usados). Todo ano manda cartões para todos os contatos e deixa os que recebeu expostos até o dia 25 (depois guarda junto com a coleção). Então será super legal ter um cartão enviado diretamente da terra do Papai Noel.


Os selos são lindos, coloridos e bem natalinos! E têm opções regulares e premiuns.


É nos Correios que ficam guardadas as cartinhas até serem efetivamente entregues ao Papai Noel. Na segunda foto da galeria acima mostra como são organizadas as cartas, por países: em cada prateleira daquele armário vermelho fica o espaço de um país.


Um quadro negro (tem foto dele na galeria acima) mantém atualizadas as quantidades e informações das cartinhas recebidas. Traduzindo para o português, é isto que está escrito:


"O Papai Noel já recebeu, até agora, aproximadamente 18 milhões de cartinhas de 199 países diferentes. Na época de Natal, o Papai Noel chega a receber 32.000 cartas por dia. Os 7 países que mais enviam carta são: 1) China; 2) Polônia; 3) Itália; 4) Reino Unido; 5) Japão; 6) Finlândia; 7) Russia. No Natal de 2017, o Papai Noel recebeu aproximadamente 500.000 cartas."

Também ficam nos Correios, por um tempo e até serem distribuídas aos seus destinatários, as chupetas e cartas enviadas aos bebês elfos e bebês renas rsss, muito fofo!! As criancinhas pequenas, que já se sentem grandes para usarem chupeta, as enviam para que os elfinhos e reninhas recém-nascidos possam utilizá-las.


Na galeria acima tem uma foto da caixa de acrílico que guarda as inúmeras chupetas que serão distribuídas pela Lapônia e tem a seguinte mensagem na frente, já traduzida para o português:


"Os bebês elfos e bebês renas recebem chupetas das crianças que já são grandonas o suficiente para usá-las, assim, eles podem reutilizá-las, já que ainda são pequeninhos. Dentro das cartinhas, também são enviados presentes para os elfinhos e reninhas; as renas frequentemente recebem cenouras.

Envie cartinhas para o Papai Noel, em seu endereço oficial na Lapônia:


Para as crianças (e adultos que foram bons meninos) que quiserem enviar cartinhas para o Papai Noel de verdade, em seu endereço oficial na Lapônia, este é o endereço dele:


Santa Claus Santa Claus' Main Post Office Tähtikuja 1 96930 Arctic Circle, FINLAND


Além de enviar cartas ao Papai Noel, é possível também pedir que ele envie uma para você, diretamente da Lapônia. Basta acessar este link abaixo e preencher o formulário com seus dados e pagar pelos custos do correio -- e o mais legal, tem a opção de receber a cartinha em língua portuguesa:


>>> Clique aqui para que o Papai Noel envie uma cartinha para você



>>> CARIMBO DA LAPÔNIA NO PASSAPORTE <<<



Na Vila do Papai Noel tem uma loja que carimba seu passaporte com a entrada no Círculo Polar Ártico. Esqueci de anotar o nome da loja, mas é a única que vende lindas miniaturas natalinas motorizadas, gerenciada por um casal de asiáticos, que fica ao lado direito da porta de entrada dos Correios, não tem erro.


Só não cometam o erro que cometemos, de carimbar na mesma página do carimbo oficial da entrada na Finlândia. Quase tivemos problemas com a nossa saída, com os oficiais da imigração, que nos disseram ser proibido qualquer carimbo que não seja do Governo. Então, se for carimbar, melhor usar uma folha em branco lá pelo meio do passaporte rsssss



>>> CHRISTMAS HOUSE SANTA & EXHIBITION <<<



A cabana da Christmas House Santa & Exhibition tem uma loja enorme de souvenirs e itens da Lapônia e também uma Exposição de Natal, que apresenta tradições de Natal de diferentes partes do mundo, além da exibição de muitas muitas muitas cartinhas recebidas pelo Papai Noel ao longo dos anos.


Meet Santa Claus | Conheça o Papai Noel


A Casa do Natal tem mais uma surpresa, a possibilidade de conhecer o Papai Noel, um diferente daquele que conhecemos no Santa Claus Office. Este bom velhinho da Casa do Natal é mais roots, com pinta meio de lenhador rsss, mas deve ser o irmão gêmeo do outro, já que só existe um Papai Noel.



Uma história muito fofa com este Papai Noel da foto: para entrar na sala do Papai Noel tem uma filinha pequena, onde os próximos da fila aguardam com a porta fechada, mas dá para ouvir o que se fala do lado de dentro. Na nossa frente tinha uma família inglesa com dois meninos de uns 5 ou 6 anos. Quando eles entraram, as crianças logo puxaram papo com o Santa e um deles disse que todo Natal tentava ver o Papai Noel no trenó, mas nunca conseguia e perguntou bem sério ao Noel o porquê disso rsss, muito fofo.. então, o bom velhinho respondeu: "Ah é? Você nunca me viu? Mas eu te vejo todo ano e sempre que vou em sua casa você está dormindo... neste ano você ficará acordado?" Quero ver esta mãe fazer o menino dormir agora... rssss



>>> SNOWMAN WORLD <<<


Snowman World é uma área dentro da Vila do Papai Noel dedicada à neve e bonecos de neve. Nesta área fica:


  • o Ice Restaurant, Ice Bar & Ice Hotel: restaurante, bar e hotel construídos de gelo

  • a Winter Zone, ou Zona de Inverno, uma área para brincar na neve

  • o Snowman World Glass Resort, um hotel composto por 14 cabanas de vidro super confortáveis, no meio da floresta


Ice Restaurant, Ice Bar & Ice Hotel | Winter Zone



As fotos acima mostram o ice bar (bar de gelo), o ice restaurant (restaurante de gelo) e o ice hotel (hotel de gelo), que ficam todos em um grande iglu, cujas paredes são esculpidas com desenhos relacionados ao inverno ou ao Ártico.


O Ice Bar é operado pela Vodka Laplandia, marca Finlandesa (trouxemos uma garrafa de souvenir), e funciona o dia inteiro. No cardápio tem a vodka servida diretamente num copinho de gelo e, também, outras opções, como o suco quente de frutas vermelhas, além de refrigerantes.


O Ice Restaurant serve almoço todos os dias e, janta nas quartas e sábados (entre meados de dezembro e início de janeiro, temporada de Natal, o serviço é diário). Para informações de horários, cardápios e reservas, entre neste link. Até pensamos em almoçar por aqui, mas o cardápio de almoço é sopa de salmão ou sopa de cogumelos e o B não curte sopa. E no dia que fomos, não seria servida janta.


O Ice Hotel fica neste mesmo grande iglu e um dos quartos fica aberto à visitação. Ele é todo de gelo, inclusive a cama, que é coberta com peles de rena para não congelar o hóspede, os quais também deverão dormir em sacos de dormir. Eu, que sou muito friorenta, não senti vontade de dormir no gelo rss


Já a Winter Zone, ou Zona de Inverno, fica na parte exterior do Snowman World e tem estas 2 atividades:

  • ice-skating (patinação no gelo)

  • snowtubing (tobogã com bóia na neve)



Nós fizemos apenas o snowtubing. Só estávamos nós, talvez por ser meio dia (e também, porque as coisas na Lapônia não são lotadas, exceto na temporada de Natal). É bem livre, não tem nem instrutor, cada um pega sua bóia, sobe até o topo e se joga. Descemos o tobogã umas 20 vezes rsss... super divertido! Viramos crianças... dá para ver a alegria na nossa cara, nas fotos acima, não é?



Snowman World Glass Resort



O Snowman World Glass Resort é um hotel que faz parte da área Snowman World. São 14 cabanas "kota" como esta da foto, super aconchegantes e acolhedoras, com sauna e jacuzzi privativas... tudo simplesmente maravilhoso!!! Temos um post exclusivo sobre nossa estadia aí.


>>> Veja aqui o post sobre nossa estadia no Snowman World Glass Resort


>>> OUTRAS ATIVIDADES NA VILA DO PAPAI NOEL <<<


Além de todas as atividades que detalhei acima, existem várias outras para quem quiser ficar mais tempo na Vila do Papai Noel ou no Centro da cidade de Rovaniemi. Nós já havíamos feito todas estas atividades em Saariselkä, então não reptimos por aqui. Em Rovaniemi fizemos apenas o ice-kating (kart na neve).


>>> Veja aqui o post com o clipe da nossa viagem à Lapônia


>>> Veja aqui o post de nossa estadia na Lapônia Finlandesa, na cidade de Ivalo


>>> Veja aqui o post de nossa estadia na Lapônia Finlandesa, na cidade de Saariselkä


>>> Veja aqui o post de nossa estadia na Lapônia Finlandesa, na cidade de Rovaniemi, a Terra do Papai Noel


Abaixo, apontarei algumas opções que valem a pena aproveitar. Faço uma indicação especial ao safari de snowmobile, a motinho de neve, que andamos em Saariselkä e é demais, indispensável para quem gosta de adrenalina... super divertida.


  • Husky Park: local de criação de mais de 100 huskys em seu habitat natural. No inverno, é possível conhecê-los e fazer safaris;

  • Santa's House of Snowmobile: safaris com moto de neve;

  • Artic Circle Snowmobile Park: safaris com moto de neve;

  • Santa Claus Reindeer: fazenda de criação de renas, onde pode apenas visitar ou passear em trenós puxados por elas;

  • Restaurantes: vários restaurantes com gastronomia nórdica. Veja a lista completa aqui;

  • Hotéis e cabanas: várias opções de hotéis, cabanas e iglus de vidro em preços diversos. Veja a lista completa aqui;

  • Lojas: especialmente relacionadas a temas natalinos ou souvenirs e, em menos quantidade, lojas de marcas finlandesas de todos os tipos.



Conhecer a Vila do Papai Noel é uma experiência única, para adultos ou crianças, famílias ou solteiros. Com crianças deve ser ainda mais mágico, pela forma lúdica como elas encaram a existência do bom velhinho, quero muito poder voltar quando tiver filhos com uns 5 anos... as crianças aproveitam muito, se bem agasalhadas, e é muito fofo ver o brilho nos olhos delas ao conversar com o Papai Noel e ver tanta coisa ligada ao Natal.



Bye-bye Santa, nos vemos no próximo Natal!



0 visualização

© Buena Vida

todos os direitos reservados

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone YouTube