• Gabrielle

SANTA CLAUS EXPRESS NIGHT TRAIN: como é viajar no expresso polar à noite



A Lapônia é uma região no Norte da Escandinávia, acima da linha do Círculo Polar Ártico, que abrange o território de 3 países: Noruega, Suécia e Finlândia. É a região onde habitavam os antigos lapões. Então, existe a Lapônia Norueguesa, a Lapônia Sueca e a Lapônia Finlandesa, embora a da Finlândia seja a mais conhecida, por ser o local onde mora nosso AMADO Papai Noel rssss.


A capital da Lapônia Finlandesa se chama Rovaniemi, onde fica a morada oficial do Papai Noel.


>>> Veja aqui o post com o clipe da nossa viagem à Lapônia


>>> Veja aqui o post de nossa estadia na Lapônia Finlandesa, na cidade de Ivalo


>>> Veja aqui o post de nossa estadia na Lapônia Finlandesa, na cidade de Saariselkä


>>> Veja aqui o post de nossa estadia na Lapônia Finlandesa, na cidade de Rovaniemi, a Terra do Papai Noel


>>> Veja aqui o post sobre nossa visita à Santa Claus Village e ao Papai Noel de verdade


Para fazer o percurso Helsinque-Rovaniemi ou vice-versa, existem 3 opções possíveis: avião, carro ou trem, sendo que, nestas 2 últimas, o tempo médio de viagem é de 10 a 12 horas.


O Trem que faz este percurso é o famoso Expresso Polar -- Santa Claus Express Night Train. Embora o trem em si seja um da VR normal, sem qualquer alusão temática ao Natal ou à Lapônia rssss, eu não queria perder a oportunidade de viajar de trem no meio da neve.


Como o tempo de viagem é bem longo, optamos pelo percurso noturno direto, saindo de Rovaniemi às 18h e chegando em Helsinque às 6h, sem paradas, em uma cabine com beliche (2 camas) e banheiro. Além da oportunidade única, otimizaríamos nossa noite dormindo e nos deslocando ao mesmo tempo rsss.


A companhia que opera o trem é a VR, faz vários outros percursos dentro da Finlândia, e outros com a Rússia.


A compra dos tickets online e com antecedência é super fácil de fazer. A venda abre com 130 dias de antecedência.


Para comprar os ingressos, basta acessar o site da VR e seguir os passos abaixo:


1. definir a origem e o destino (no nosso caso, a origem foi Rovaniemi e, o destino, Helsinki)

2. definir a hora aproximada da partida desejada (nós escolhemos um horário noturno qualquer)

3. definir a data da viagem

4. no caso de ida e volta, selecionar os dados da volta (nós fizemos apenas 1 trecho)

5. definir a quantidade de passageiros (nós escolhemos 2 passageiros)

6. clicar em "search trips" (procurar viagens)

7. escolher um, dentre os horários apresentados (Atenção: Observe com cuidado a coluna "train". Se tiver mais de um trem significa que o passageiro deverá trocar de trem em uma determinada estação, o que, convenhamos, é uma furada para viagens à noite)

8. continue para a seleção de assento ("continue to seat selection")

9. definir uma das 3 espécies de assento abaixo e seus subtipos:

  • Poltrona (seat)

- Poltrona regular

- Poltrona para pet (animal) grande

- Poltrona para pet (animal) pequeno ou médio

- Poltrona com lugares frente-a-frente

* Tem opção de adicionar bicicleta.

  • Cabine inteira com cama (sleeping compartment): nesta opção, você irá comprar uma cabine (quartinho) inteira, mesmo que esteja viajando sozinho, o que sairá pelo preço de 2 tickets. Vale muito a pena para viajantes em dupla. Esta opção se divide nestes subtipos:

- Cabine normal

- Cabine Especial (para alérgicos, portadores de necessidades especiais, com

banheiro/chuveiro, com cachorro)

  • Cama em uma Cabine feminina ou masculina compartilhada (sleeping berth in a male or female compartment): nesta opção, você irá compartilhar sua cabine (quartinho) com um estranho do mesmo sexo (é possível optar por cabine anti-alérgica, cabine para portadores de necessidades especiais ou cabine com banheiro/chuveiro)

10. selecionar o assento ("select seats") para definir o assento específico numérico no trem

11. proceder com o pagamento ("proceed to payment") - aceitam cartões de crédito internacional, não tivemos problema com nosso master card

12. imprimir os tickets em casa, que deverão ser apresentados para o guarda já dentro do trem (muitas vezes após a partida do trem)



Nossa opção de trem e assento:


- Trem: InterCity train 266 (direto)

- Assento: Sleeping Compartment (cabine com cama) > Special Compartment (cabine especial) > Sleeping compartment for two person - ensuite shower (cabine com cama para duas pessoas com banheiro/chuveiro)


Como estávamos eu e o B, esta cabine foi perfeita! Ficamos só nós 2, sem ter que dividir com ninguém. Dormimos super bem (eu dormi em cima) e de manhã ainda conseguimos tomar um banho. O chuveiro não é o melhor que já usei, mas suficiente para um banho decente. Eles disponibilizam travesseiro, lençol, coberta e toalha.


Abaixo tem umas fotinhos que só consegui tirar porque estava com a lente grande angular rsss, por isso pegou a cabine toda.


Na foto do banheiro dá para entender um pouco como funcionava o chuveiro. Está vendo a parte do espelho/prateleiras/pia? Ela é móvel e você deve puxa-la em direção ao vaso sanitário para ficar com o "box" do chuveiro livre (está vendo o chuveiro ali em cima?) rsss... para usar o vaso sanitário depois, o chão estará molhado, mas beleza...



Em resumo, nossa viagem foi muito tranquila. Optamos por um trem direto, então não precisamos trocar de estação. Dormimos super bem, quentinhos e estávamos super dispostos ao acordar.


Chegamos na Helsinki Central Railway Station (a estação central de trem de Helsinque) às 6:20h da manhã, de banho tomado, descansados e plenos para um dia cheio de passeios.


>>> Veja aqui o post sobre nossa viagem à Helsinque



463 visualizações1 comentário

© Buena Vida

todos os direitos reservados

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone YouTube