• Gabrielle

PESOS CHILENOS: Como não perder tempo e dinheiro na troca das moedas

Atualizado: 6 de Ago de 2018

Pesquisando sobre o peso chileno em vários blogs de viagem, na preparação para minha viagem ao Atacama, me deparei com algumas dúvidas frequentes:


Qual moeda levar para o Chile?


Pesos chilenos, dólares ou reais????


Trocar os pesos no Brasil ou no Chile????


Onde trocar no Chile????


Como saber qual a cotação lá??


Eu também fiquei com as mesmas dúvidas, não queria perder dinheiro que poderia usar na viagem com conversão das moedas.


Fiz várias contas, consultei cotações de peso e dólar no Brasil, de dólar e real no Chile, fiz vários cálculos e simulações, para chegar a uma decisão sobre como converteria meu dinheiro. 


Para facilitar, vou montar perguntas e respostas para esclarecer de forma prática, rápida e direta os principais questionamentos. E se novas perguntas forem aparecendo nos comentários, vou incluindo aqui:


1) Qual moeda usar no Chile?

R: O peso chileno é a moeda oficial no Chile, mas alguns estabelecimentos, especialmente agências e hotéis definem seus preços em dólar e aceitam pagamento nesta moeda, de acordo com a preferência do viajante. Quanto ao real, eu não encontrei nenhum estabelecimento que o aceitasse.


2) Não quero me preocupar com câmbio no Chile, quero já levar o dinheiro trocado do Brasil. Qual moeda levo? Pesos chilenos, dólares ou reias?

R: Não leve reais, a não ser para seus gastos nos aeroportos brasileiros de ida/retorno. Não encontrei nenhum estabelecimento chileno que o aceitasse. Dólares são aceitos em hotéis e agências, então vale a pena levar alguns dólares, além de pesos chilenos.


3) Vale a pena pagar despesas no cartão de crédito?

R: A não ser que você seja desastrado e perca dinheiro com facilidade, não vale a pena usar cartão de crédito no exterior, pois haverá incidência de IOF à alíquota de 6,38%.


4) Vale a pena pagar hotéis e agências em dólar?

R: Sim, pois pagando em dólar, você estará isento do IVA (nosso ISS), cuja alíquota é de 19%. Faça algumas contas rápidas, mas mesmo que a cotação não esteja lá tão vantajosa, dificilmente terá uma desvantagem maior que os 19% do IVA.


5) Existe alguma restrição quanto às notas de dólares?

R: Sim! As Casas de Câmbio, em especial, são extremamente criteriosas com relação às notas de dólar, que devem estar em perfeito estado. Não aceitam trocar notas desgastadas, rasgadas/cortadas (mesmo com rasgo/corte pequeno), riscadas (mesmo riscos mínimos ou pequenos carimbos), amassadas ou com qualquer sinal. Eles justificam que os Bancos Chilenos só aceitam notas em perfeito estado, então se receberem notas feias, terão de ficar com o dinheiro no cofre e não poderão trocar por pesos chilenos junto aos bancos. Não precisam ser notas recém-saídas do Banco, podem ter apenas leves sinais de desgate de circulação. Nem adianta se estressar na Casa de Câmbio, gritar, espernear... eles não vão aceitar (vi turistas fazendo isso rsss).


A maioria dos hotéis e agências também são bastante criteriosos, selecionam nota por nota. 

Como não sabíamos disso e levamos notas de todo tipo, nossa tática era entregar as notas feias primeiro e, se não aceitassem, trocávamos pelas notas boas. Conseguimos repassar várias notas feias em alguns estabelecimentos mais tolerantes.


6) Quero reduzir perdas financeiras com a troca de moedas. O que é melhor:

a) Trocar reais por pesos no Brasil?

b) Trocar reais por pesos no Chile?

c) Ou trocar reais por dólar no Brasil, e dólar por peso no Chile?

R: Não existe uma resposta exata, depende da cotação de cada moeda no dia, em cada um dos dois países. Demanda análise das cotações e cálculos. Para não escrever linhas e linhas, montei duas planilhas para facilitar nossa vida:



PLANILHAS PARA CALCULAR CÂMBIO MAIS VANTAJOSO:


- Clique aqui para acessar a planilha: SIMULAÇÃO - COMPRAR PESOS NO BRASIL OU NO CHILE?​​

- Clique aqui para acessar a planilha: SIMULAÇÃO - TROCAR DÓLAR OU REAL NO CHILE


Ex.: quando eu fui para o Chile, em março de 2017, estava valendo a pena trocar dólar no Brasil e trocar estes dólares por pesos no Chile. Mas fazendo as simulações para postar aqui no Blog, em 25/05/17, quando o dólar subiu muito (crise política ligada aos vazamentos de áudios do Presidente Temer com o Wesley Batista da JBS), está mais vantajoso levar tudo em real e trocar direto por peso no Chile.


Então, precisa mesmo simular de acordo com as cotações da moeda no dia.



7) Mas e se em minha simulação ficar mais vantajoso trocar os pesos no Chile, vou viajar sem dinheiro?

R: Não! Aconselho trocar uma pequena quantidade de pesos no Brasil, o suficiente apenas para arcar com suas despesas do aeroporto até a Casa de Câmbio. Por exemplo, quando eu fui, levei o suficiente para comprar o chip no aeroporto, para alguma comida e para um táxi, se fosse necessário.


8) Qual a cotação do peso chileno ou do dólar no Brasil?

R: Tal como o dólar, o peso chileno é informado na maioria dos sites pela cotação comercial, e não pela de turismo. Nem adianta se basear na cotação comercial, porque você não irá encontra-la em Casas de Câmbio brasileiras. Então, para obter uma cotação real, vá até (ou ligue) uma Casa de Câmbio de sua cidade e pergunte quanto custa o peso/dólar. Se quiser esta informação online e de forma imediata, acesse o site do MelhorCâmbio.com, informe a moeda que deseja comprar (peso chileno ou dólar), sua cidade e clique em "quero comprar". Na tela seguinte aparecerá a cotação do peso chileno/dólar turismo. Prefiro usar cotações de Casas mais conhecidas, que mantém o site sempre atualizado, mas se tiver uma cotação muito mais baixa, ligue para a Casa de Câmbio para confirmar se estão mesmo vendendo àquele valor.


9) Qual a cotação do real no Chile?

Esta é uma tarefa difícil, porque ao digitar "preço do real no Chile", virá apenas páginas com o real comercial, e não o turismo. Depois de muito pesquisar, encontrei uma Casa de Câmbio chilena, que fica na rua das casas de câmbio de Santiago (Rua Augustinas, mas abaixo explico melhor) que tem um site bem legal e sempre atualizado, a Brollano. Eles divulgam diariamente a cotação de várias moedas, inclusive do dólar e do real. É ótimo para termos referência de quanto vão pagar pelo nosso real ou dólar em Santiago.


10) Qual a cotação do dólar no Chile?

Idem à resposta anterior, acesse o site da Casa de Câmbio chilena Brollano que ali será informada a cotação do dólar no Chile.


11) Onde troco dólares/reais por pesos chilenos em Santiago? Aeroporto ou Centro?

Aqui dá para estabelecer uma regra, com raríssimas exceções. As cotações de câmbio praticadas em aeroporto são sempre mais altas que as do centro da cidade, em qualquer lugar do mundo. 

Como você provavelmente vai até a Plaza de Armas ou ao Palacio de la Moneda, pontos turísticos famosos de Santiago, aproveite para ir até a Calle Augustinas (bem próxima), na parte que fica entre o Paseo Ahumadra e Calle Banderas. Pode colocar no GPS: Calle Augustinas 1066 que você chegará no miolinho onde tem uma Casa de Câmbio ao lado da outra. Por ali você conseguirá uma boa cotação, compare as Casas ao lado.

Se você preferir pechinchar mesmo e vasculhar Santiago em busca da melhor cotação, e tiver tempo e vontade para isso, acesso este post do Viaje na Viagem, que eles pontuam lugar por lugar com as melhores cotações.


Importante: nos sábados, a maioria das Casas de Câmbio do Centro fecham às 17h (algumas mais cedo) e domingo, a maioria estará fechada. Leve isto em consideração.


Estas foram minhas principais dúvidas quando pesquisei sobre o assunto. Se surgirem outras, vou incluindo aqui.

171 visualizações

© Buena Vida

todos os direitos reservados

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone YouTube