• Gabrielle

LAPÔNIA FINLANDESA: 3ª cidade visitada -- Rovaniemi, a Terra Oficial do Papai Noel

Atualizado: 24 de Jul de 2018



>>> Veja antes o post sobre a 1ª cidade visitada na Lapônia: Ivalo, o aeroporto mais ao Norte da Finlândia


>>> Veja antes o post sobre a 2ª cidade visitada na Lapônia: Saariselkä, a vila nas montanhas


>>> Veja aqui o clipe da nossa viagem à Lapônia


A última cidade visitada em nosso roteiro pela sonhada Lapônia foi ROVANIEMI, porta de entrada (no nosso caso, de saída) para a Lapônia e para a região ártica finlandesa, pois fica exatamente sobre a linha do Círculo Polar Ártico.


Para quem não sabe, a Lapônia é uma província da Finlândia e tem seu território ao norte do Círculo Ártico.


Obs.: Noruega e Suécia também têm suas "Lapônias", a Lapônia Norueguesa e a Lapônia Sueca. Isto porque, chama-se de Lapônia toda a região onde habitavam os lapões (grupo étnico indígena do norte), compreendida pelo território de partes das regiões setentrionais da Noruega, Suécia, Finlândia e da península de Kola, na Rússia.


Voltando para o nosso roteiro... chegamos de avião em Ivalo, alugamos um carro no aeroporto, permanecemos com ele durante todo nosso tempo na Lapônia e o devolvemos em Rovaniemi. De Rovaniemi, partimos de trem para Helsinque.


>>> Veja aqui o post sobre nossa viagem com o trem Expresso Polar, da Lapônia para Helsinque


>>> Veja aqui o post sobre o que fizemos em Helsinque


Das 3 cidades lapônicas, Rovaniemi é a maior. Na verdade, nem se compara em tamanho e estrutura, tem shopping e até redes de fast-food, algo totalmente inexistente em Ivalo e Saariselkä... em compensação, Rovaniemi não tem o charminho de vilarejo destas últimas.


Atualização: Andei pesquisando e descobri que, tecnicamente,

apenas Rovaniemi é uma cidade, as demais -- Ivalo

e Saariselkä -- são consideradas vilas.


A cidade de Rovaniemi é a capital e centro comercial da Lapônia, bem como residência oficial do Papai Noel, assim reconhecida mundialmente e, mais especialmente, no Ocidente. Como não poderia ser diferente, a época de Natal é considerada alta temporada na cidade.


São duas as atrações turísticas de maior destaque em Rovaniemi: a Santa Claus Village, a Vila do Papai Noel (ou Aldeia do Papai Noel), onde fica a casa oficial do bom velhinho e; a Aurora Boreal, um chamariz de visitantes para a cidade.


Como ficamos apenas 1 dia e meio na cidade do Papai Noel, optamos pelos seguintes passeios/atividades:

  1. conhecer bem a Vila do Papai Noel;

  2. correr de ice-kart, uma pista de kart na neve, e;

  3. passear pela Lordi's Square, a principal praça e centro de comércio de Rovaniemi.


Rovaniemi tem, entretanto, outras inúmeras atrações interessantes para se conhecer. Bem no final deste post indicarei várias, para ajudar quem estiver com embarque programado para lá.



SANTA CLAUS VILLAGE



Atração nº 1 de Rovaniemi, a Santa Claus Village, fica há 8 km do Centro da cidade, bem acima da linha imaginária do Círculo Polar Ártico. Dentre as principais atrações da Vila está o escritório do Papai Noel, a Casa do Natal, o Correio, o mundo dos bonecos de neve, além de renas e pinheirinhos naturais de Natal... é tudo muito lindo e convidativo. O ponto alto é poder conhecer o Papai Noel de verdade!


Tenho um post exclusivo e bem completo aqui no blog sobre a Santa Claus Village.


>>> Veja aqui o post sobre nossa experiência na Santa Claus Village, a casa do Papai Noel



ICE-KART



Uma das atividades pelas quais o B estava mais ansioso era o Ice-Kart, o kart na neve. E não nos decepcionamos, foi uma das coisas que mais gostamos durante nossos dias na Lapônia.


A pista é 100% neve, inclusive estava nevando no dia da nossa corrida. O caminho é compactado e o excesso de neve do dia é empurrado para as laterais com quadriciclos removedores de neve, formando paredes altas e fofas... então não dá nada se você bater rsss


Reservamos a corrida com a agência Access Lapland, que fica no centrinho de Rovaniemi. É bem difícil encontrar agências que ofereçam esta atração (eu só encontrei eles e a Club Nord, que fica em Ivalo, mas só confirmam a corrida 1 semana antes, pois exigem um mínimo de participantes, enquanto a Access Lapland corre com qualquer quantidade de pessoas, o que pesou em minha escolha por eles).


O mais legal de correr na neve é que o kart desliza muito no gelo, então toda curva tem drift, mesmo que involuntário, o que foi o meu caso rssss... fiz drifts em todas as curvas rsss... é muito fácil girar e perder o controle do carro, quando isso acontece, na maioria das vezes, o kart se enterra nas paredes de neve fofa... rsss é bem engraçado, precisa que um tio venha nos desenterrar.


Na largada eu saí na pole position, então acelerei com tudo para tentar tomar distância e ganhar a corrida... mas já na primeira curva, eu me enterrei na parede fofa de neve e acabei indo para a última colocação. Por sorte, todos os demais pilotos também enterraram várias vezes durante a corrida e consegui recuperar um pouco minha posição rssss... Foi uma experiência muito divertida e recomendo para quem curte programas diferentes, com mais adrenalina. Nós amamos!!!


Corremos em 5 pessoas, o B ficou em 1º e eu, em 3º... até que fui bem!



LORDI'S SQUARE



A Lordi's Square é a principal praça da cidade, fica linda coberta de gelo e com os pisca-piscas sobre o comércio. Por ali tem hotéis, restaurantes, shopping center, supermercado, lojas, farmácia, tem até H&M e massagem tailandesa rssss... é um lugar bem gostoso para passear, ver as banquinhas de rua e vitrines das lojas.


ALMOÇO: HESBURGER DA LORDI'S SQUARE


Para o almoço, após o kart, optamos pelo Hesburguer, uma rede de fast food finlandesa, pois estávamos há 5 dias comendo apenas café da manhã e sopas (muita sopa de salmão, não estou reclamando rss)... e o B comendo pizza de margueritta, já que ele não come sopa! Estávamos com vontade de um hambúrguerzito e batata frita.


O Hesburger que escolhemos fica na Lordi's Square, a praça central de Rovaniemi. É bem gostoso e muuuuito bem servido, nem consegui tomar o milkshake que estava com vontade.




+ + + mais atrações +++ mais atividades +++


Rovaniemi é uma cidade bem completa, dá para ficar dias aproveitando tudo que oferece. Muitas das atrações e atividades que fizemos em Ivalo ou Saariselkä também são encontradas aqui.


Abaixo, vou listar algumas atrações interessantes, além destas que mencionei acima, as quais fizemos. Estas, abaixo, chegaram a entrar no meu roteiro em determinado momento, mas por diversas razões (a principal: falta de tempo), acabaram saindo.


  • Caçada à Aurora Boreal: em dias de céu aberto e boa atividade solar. Recomendo a Agência Beyond Artic, que além de guias, são fotógrafos... ensinam a técnica de fotografia das luzes do norte;

  • Snowmobile Safari: quase todas as agências oferecem este passeio com motos de neve, recomendo muito, é bem fácil e divertido. Na Vila do Papai Noel tem várias agências oferecendo;

  • Reindeer Safari: o passeio de trenó puxado por renas, também pode ser reservado com algumas agências, inclusive na Vila do Papai Noel;

  • Husky Safari: visita aos huskys ou passeio de trenó puxado por huskys;

  • Passeio de Bike: a Agência Roll Outdoors oferece passeios com fat bike, em vários percursos, inclusive sobre rios congelados, e para todos os níveis de dificuldade;

  • Arktikum: museu que conta a história do Ártico e expõe objetos do povo lapão;

  • Santa Park: diferente da Vila do Papai Noel, o Santa Park é um parque temático do Natal. No complexo do Santa Park fica o Artic TreeHouse Hotel, que com certeza você já deve ter visto em alguma lista de hotéis mais incríveis/exóticos/modernos -- eu fiquei bem em dúvida entre me hospedar nele ou no Snowman World Glass Resort, mas este último me ganhou, e não me arrependo;

  • Angry Birds Activity Park: Parque Temático Angry Birds (ok, este não chegou a entrar no meu roteiro, mas achei legal mencionar);

  • Ranua Zoo: zoológico apenas com animais árticos resgatados... este estava em meu roteiro original, mas foi substituído quando decidimos caçar Aurora em Alta, de última hora.

>>> Veja aqui o post sobre nossa Caçada à Aurora Boreal em Alta, Noruega.


No site Visit Rovaniemi tem uma lista bem completa com todas as atividades e lugares para conhecer em Rovaniemi. Estas acima são apenas as que eu, particularmente, acho as mais divertidas.

225 visualizações
YWhj%cl6QLWFIyAxceIPEg_thumb_13dc
+iEOnk7vTTm3ms8HBSdCdg_thumb_13dd
DZm996kAS1G7%BlWUP6GIQ_thumb_13d1
rec._arquipelogo_DSC03521
5
SdiMxw%LQMiKYcsYo0wsPA_thumb_13d8
Vegas
tCwfrUJwTb+tp+A5qe8sZQ_thumb_13cb
3
rec._arquipelogo_DSC03548
UNADJUSTEDNONRAW_thumb_13d5
sGruLyXjSzG5lHGt+9%3Mw_thumb_13db
pesca_piranha_thumb_IMG_3577_1024
7Vh5fDRxQDWJ4OPN6vmkkQ_thumb_13d4
thumb_IMG_3612_1024
UNADJUSTEDNONRAW_thumb_13da
thumb_DSC03637_1024
nascer_sol_thumb_DSC03896_1024
thumb_IMG_6785_1024
+2TSFD0vQ5iJ84ZZoZHHFg_thumb_13d6
1
G4C%yqxuQ1Kyeq3vFPkQ0Q_thumb_13cd
UNADJUSTEDNONRAW_thumb_13d3
thumb_IMG_6920_1024
UNADJUSTEDNONRAW_thumb_13d7
Z4fkfmLdRUqe5OoonmcK5g_thumb_13d9
2
ldfpDe6eSLS5W4bGlEEfBw_thumb_13ca

© Buena Vida

todos os direitos reservados

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone YouTube