• Gabrielle

CONEXÃO EM SANTIAGO: O que fazer em 1/2 dia

Atualizado: 9 de Jul de 2018



Sempre tive vontade de conhecer o mundo, cada cantinho, cada cultura... em março de 2017, organizei uma viagem para o Deserto do Atacama (post aqui) e, de quebra, aproveitei para conhecer um pouquinho de Santiago e as cidades litorâneas de Valparaíso e Viña del Mar (post aqui).


Chegamos em Santiago e ficamos lá apenas 1/2 dia, seguimos para San Pedro de Atacama por mais 6 dias, retornamos a Santiago e seguimos, por mais 1 dia, para o combo Valparaíso + Viña del Mar.


A princípio, Santiago não era nosso destino, mas já que chegaríamos às 13h e só embarcaríamos para o Atacama (Calama, a cidade com aeroporto mais próxima) na manhã seguinte, aproveitamos esta metade de dia para conhecer um pouquinho da cidade, tarefa difícil para tão pouco tempo, mas melhor que nada, né?


Vou aproveitar para conhecer mais de Santiago quando voltar ao Chile, que é um país lindo demais e tem muitooos lugares/experiências que eu ainda quero conhecer/fazer, como a Patagônia, a região dos Lagos, a escalada em algum vulcão, a Ilha de Chiloé, Ilha de Páscoa, estações de esqui... Voltarei algumas vezes, com certeza!


Dos inúmeros pontos turísticos de Santiago, tive que selecionar apenas alguns, aqueles que me despertaram maior interesse, para fazer neste 1/2 diazinho.


Além de conhecer um pouquinho da cidade, queríamos aproveitar para trocar dólares por pesos em Santiago, já que o câmbio por lá estava mais vantajoso que no Brasil e em San Pedro de Atacama (mais abaixo explico minha lógica para decidir a forma mais vantajosa de trocar o dinheiro desta viagem).


Vou detalhar abaixo o que consegui fazer em 1/2 dia, além de infos. de deslocamento, hospedagem, câmbio, e ainda, os pontos de interesse imperdíveis para quem for ficar mais tempo, e também para eu já guardar como guia para minhas próximas visitas à cidade:



COMO IR?

Minhas escolhas de deslocamento: 

  • Trecho Brasil - Chile - Brasil: voamos Curitiba-Santiago pela LATAM, com milhas

  • Em Santiago:aluguei um carro no aeroporto, para não perder tempo com deslocamentos 


Outras opções:

  • Trecho Brasil - Chile - Brasil:além da LATAM, a GOL, a Avianca e a Aerolíneas Argentinas também voam o trecho. Sempre tem promoção!

  • Em Santiago:o serviço de transporte público de Santiago é bem eficiente, especialmente o metrô, que é barato e fácil de usar; além disso, lá tem o Red Bus Hop-on-Hop-off da Turistik, que circula pelos principais pontos turísticos e podemos subir e descer do ônibus em qualquer deles, ou ainda, conhecer a cidade a bordo dele, que tem o topo aberto para melhores fotos. Taxi também é uma opção.



ONDE FICAR?

Minha escolha de hospedagem - hotel próximo ao aeroporto: 

- como embarcaríamos para Calama cedo no dia seguinte, fiz questão de ficar próximo do aeroporto para poder dormir um pouquinho mais

- como eu sempre escrevo aqui, faço as minhas reservas pelo site da Multiplus em parceria com o Booking, pois para cada USD 1 gasto com o hotel, são acumulados 4 pontos Multiplus, além dos pontos acumulados pelo pagamento com cartão de crédito, se for esta a modalidade de pagamento do hotel

- o City Express fica há 5 minutos do aeroporto, é bem confortável, quarto e banheiro bem amplos, modernos e funcionais, ótimo atendimento, transfer de graça de/para o aeroporto, estacionamento gratuito, café-da-manhã bom e que começa a ser servido às 4 da matina, o que é perfeito para quem vai embarcar cedo, como nós! Wi-fi legal em todas as áreas, TV a cabo com Globo (rsss). Achei muito bom mesmo, com certeza ficarei lá se precisar ficar próxima do aeroporto novamente



- para quem não vai embarcar no dia seguinte, o melhor é ficar no miolo de Santiago e, de preferência, perto de alguma estação de metrô se este for o meio de transporte escolhido. Quando estava pesquisando sobre onde ficar, anotei que os melhores bairros são: Lastarria, Providencia e El Golf (este, para hotéis de luxo). 


Opções de hospedagem em Lastarria, Providencia e El Golf:

  • Em Lastarria:

- Opção de hostel: Che Lagarto Hostel SantiagoH Rado Hostal, Hostal Forestal, Santiago Backpackers, Hostel Lucia Suites

- Opção de hotel simples: Montecarlo Hotel Santiago

- Opção de hotel bom: Hotel Boutique Su Merced, Hotel Luciano K

- Opção de hotel luxo: The Singular Santiago, Hotel Cumbres Lastarria

  • Em Providencia: 

- Opção de hostel: Aji Hostel, Hostal Providencia, Casa Hoble Hostal Boutique, Salvador Hostaly Cafe

- Opção de hotel simples: Casa Baquedano, Paihuen Guesthouse, Casa Madero Boutique

- Opção de hotel bom: NH Ciudad de Santiago, Solace Santiago, Mito Casa Hotel Boutique

- Opção de hotel luxo: San Cristobal Tower - A Luxury Collection Hotel, Sheraton Santiago Hotel & Convention CenterLadera Hotel

  • El Golf:

- Opção de hotel bom: Hotel Director El Golf

- Opção de hotel luxo: The Ritz Carlton, W Santiago


CÂMBIO


Para responder todas as perguntas sobre câmbio no Chile, que moeda levar, onde trocar e outras inúmeras perguntas, montei um post exclusivo, que pode ser acessado aqui.



O QUE FAZER?


> PLAZA DE ARMAS (free) <

Endereço: Plaza de Armas, Santiago

Estacionamento: Moneda 1053, Santiago - estacionamento pago, caso não se encontre vaga na rua, fica bem próximo à Plaza de Armas e ao Palacio de La Moneda, 5 minutos à pé. Próximo, também, da Rua Augustines, onde ficam as Casas de Câmbio


A Plaza das Armasé o núcleo do Centro Histórico de Santiago, onde se localizam a Catedral Metropolitana, a Prefeitura de Santiago, o Correio Central, a Casa Colorada e o Museu de Santiago, o antigo Congresso Nacional, a Real Casa de Aduana, o Museu Precolombiano, os Tribunais de Justiça, o Palácio da Real Audiência e o Museu Histórico.


Para acessar os prédios ou assistir as missas na Catedral Metropolitana, é aconselhável observar as condições de acesso ao público e os horários de funcionamento da cada um deles.

Fomos num sábado e a praça estava super movimentada, muita gente passeando e vários artistas de rua. É um lugar interessante pela história e arquitetura, apesar de que optamos por não entrar em nenhum dos prédios pela falta de tempo.



> PALACIO DE LA MONEDA (free) <

Endereço: Moneda s/n, Santiago

Estacionamento: Moneda 1053, Santiago - como mencionei acima, este estacionamento pago fica próximo tanto da Plaza de Armas, quanto do Palacio de La Moneda. O Palacio de La Moneda, sede da Presidência do Governo, fica na Plaza de la Constitución, onde estão alguns dos edifícios e monumentos mais importantes ligados ao Poder Executivo Chileno. O Palacio foi construído entre 1784 e 1805 e, incialmente, destinava-se a servir de Real Casa de Moeda, razão do seu nome atual. Foi em 1846, que o Presidente à época, Manuel Bulnes, decidiu destinar um setor do edifício à residência dos Presidentes. Ele foi o primeiro Presidente a morar no prédio e, Carlos Ibáñez del Campo foi o último, em 1958.

Talvez, um dos fatos históricos mais marcantes, ocorrido ali, tenha sido o golpe militar liderado por Augusto Pinochet, em 1973, quando o prédio foi bombardeado e o então Presidente, Salvador Allende, foi deposto. Na ocasião, depois de um discurso, Salvador Allende, humilhado e constrangido, se suicidou no Palácio.

Atualmente (em 2017), o Palacio de La Moneda é sede do Governo e residência de Michele Bachelet, Presidente do Chile desde 2014.

Para quem quiser conhecer o interior do Palacio, que é gratuito, basta fazer a reserva, preenchendo o formulário do site oficial do Governo Chileno. No Centro Cultural La Moneda são realizadas exposições de arte, que variam de acordo com a época visitada, mas neste site do Governo, tem sempre informação atualizada. 

Cerimônia de Troca da Guarda do Palacio de La Moneda

Dia sim, dia não, há a troca de guarda no Palácio. Não consegui encontrar um site oficial do Governo Chileno, com as datas exatas da cerimônia de troca, mas em inúmeros blogs, se apresenta a seguinte programação para 2017:

Horário: 10h em dias de semanas; 11hnos feriados e finais-de-semana. 

Calendário 2017:

  • Janeiro: dias pares

  • Fevereiro: dias ímpares

  • Março: dias ímpares

  • Abril: dias pares

  • Maio: dias pares

  • Junho: dias ímpares

  • Julho: dias ímpares

  • Agosto: dias pares

  • Setembro: dias ímpares

  • Outubro: dias ímpares

  • Novembro: dias pares

  • Dezembro: dias pares


> TELEFÉRICO NO PARQUE METROPOLITANO (pago) <

Endereço: Pedro de Valdivia Nte 691, Santiago (Estación Oasis)

Estacionamento: Nos finais-de-semana, quando o parque está muito cheio, quem for subir o teleférico não pode estacionar dentro do parque - aconteceu conosco. Tem que procurar vagas na rua ou estacionar em um terreno baldio, com estacionamento pago, mais à direita da entrada do parque.


O Parque Metropolitano é uma área muito procurada pelos Santiaguinos, especialmente no final de semana, quando fomos. A razão é simples, o parque é enorme, muito completo, com áreas para pedalar, correr, caminhar, fazer piqueniques, piscinas públicas, zoológico, teleférico, mirantes, jardins, bosque, Santuário, funicular ao Cerro San Cristóbal. Os ciclistas, em particular, enchem o parque, pois há ali inúmeras trilhas pelo morro e por dentro da mata para quem curte mountain bike.


Mapa do Parque Metropolitano com todas as atrações aqui.


Dá tranquilamente para passar 1 dia inteiro passeando e conhecendo cada cantinho do Parque Met.


Como não tínhamos 1 dia todo, tivemos de escolher uma atração: o Teleférico Metropolitano recém-inaugurado (novembro/2016) após 7 anos inoperante por problemas mecânicos.


Sobre o Teleférico (site oficial aqui):


COMO CHEGAR


O Teleférico tem 3 estações de entrada:

  • Estación Oasis (é a primeira, onde fica a entrada principal do ParqueMet, por onde entrei e coloquei o endereço acima)

  • Estación Tupajue 

  • Estación Cumbre (é a do Cerro San Cistóbal, onde fica a Santa e o Funicular)


FUNCIONAMENTO

  • No inverno: aberto de terça a domingo, das 10h às 19h

  • No verão: aberto de terça a domingo, das 10h às 20h

Obs.: o último horário para descida no inverno é às 18:45 e; no verão, às 19:45


PREÇO: ​O valor é variável, de acordo com o percurso escolhido, já que são dois trechos (paradas) possíveis (da Estação Oasis até a a Tupajue e; da Tupajue até a Estação Cumbre). Então, pode-se optar em subir apenas até o primeiro trecho/parada, continuar até o segundo trecho/parada (que é o Cerro San Cristóbal, onde fica o Santuário de la Imaculada Concepción e também o famoso funicular), ou ainda, fazer ida e volta de tudo.

De terça a sexta:

  • 1 trecho - adulto: 1310 pesos | criança (2-12) e idoso (M+60, H+65): 8500 pesos

  • 2 trechos - adulto: 1910 pesos | criança (2-12) e idoso (M+60, H+65): 1240 pesos

  • Ida e volta - adulto: 2510 pesos | criança (2-12) e idoso (M+60, H+65): 1630 pesos


Fim-de-semana e Feriados:

  • 1 trecho - adulto: 1570 pesos | criança (2-12) e idoso (M+60, H+65): 1020 pesos

  • 2 trechos - adulto: 2290 pesos | criança (2-12) e idoso (M+60, H+65): 1490 pesos

  • Ida e volta - adulto: 3010 pesos | criança (2-12) e idoso (M+60, H+65): 1950 pesos


Como eu comentei acima, fomos num sábado de março e o teleférico havia inaugurado há apenas 3 meses, ou seja, estava LOTADOOOOOOOOO, não só de turistas, mas também de chilenos levando crianças para conhecer a nova atração, que aliás, é um ótimo programa de final de semana com criança, elas ficam doidinhas no bondinho!

Ficamos 1 hora na fila para comprar o ingresso, com uma organização péssima, mais uns 40 minutos de fila para entrar. Ainda assim, valeu a pena a espera, pois a vista lá de cima é linda, o bondinho é confortável, seguro e moderno (cabem 6 pessoas no máximo). Como foi muito tempo de espera, quase não conseguimos aproveitar o topo do Cerro San Cristóbal, onde fica a estátua da Santa. Conseguimos ver um pouquinho do pôr-do-sol e logo tivemos que voltar, para não perder o último bonde de descida e termos de descer a pé.

A Turistik é a empresa para quem a gestão turística do teleférico foi cedida (a mesma empresa dos ônibus vermelhos hop-on-hop-off), mas eles estão totalmente perdidos na organização. São apenas 2 pessoas vendendo ingresso. Já passou da hora de disponibilizarem venda online, como disponibilizam para o ônibus hop-on-hop-off. Mas enfim... como era muito recente a inauguração, é provável que com o tempo a organização melhore.

O pôr-de-sol do Cerro San Cristóbal e do Teleférico é maravilhoso, as cores da cidade na descida do bondinho são encantadoras, mudam completamente e ficam com um brilho especial, nas tonalidades de laranja e rosa. Este, obviamente, é o horário mais procurado, quando as filas aumentam.

- Para quem quer conhecer o teleférico, mas não tem paciência para fila:escolher dias de semana e chegar às 9:50h, para dar tempo de estacionar e subir nos primeiros bondinhos às 10h.

- Para quem quer assistir o pôr-de-sol:chegar cedo para conseguir estar no topo do Cerro San Cristóbal +- 1h antes de o sol começar a se pôr. Lembrar que as ruas próximas estarão engarrafadas, não terá vaga fácil de estacionamento, terá fila para comprar ingresso, fila para subir... Para saber horário do pôr-do-sol, uso este site.

* Se eu tivesse tempo, eu teria optado por subir até o Cerro San Cristobal de Teleférico, e descer pelo Funicular. Acho que é uma boa pedida para conhecer as duas atrações famosas de Santiago.


>OUTRAS OPÇÕES DE PROGRAMAS EM SANTIAGO<

Abaixo, vou colocar os outros passeios por Santiago que não tive tempo de fazer, mas que já quero deixar anotados para minha próxima visita:

MUSEO PARQUE DE LAS ESCULTURAS (free)

Endereço: Sta. María 2205, Santiago

Estacionamento: vagas de rua próximo da rua Los Españoles 2202, Santiago

Queria muito ter ido, estava programado em nosso roteiro, mas a fila que pegamos para subir o Teleférico nos obrigou a mudar os planos. Este parque público exibe obras de arte (esculturas) de artistas chilenos por seus jardins, em vários tamanhos, formas e materiais. Além de ter uma vista linda para o Costanera Center. Foi criado para renovar o espaço após uma enchente ter destruído estes jardins em 1982, quando o rio ao lado transbordou e alagou cerca de 70% de Santiago.



SKY COSTANERA (pago)

Endereço: Andrés Bello 2425, Santiago

Estacionamento: no shopping Costanera Center, que fica nos andares inferiores do mesmo edifício

O Sky Costanera é um mirante localizado no topo do Edifício Costanera Center, o mais alto de Santiago e da América do Sul. A vista 360º da cidade, especialmente ao pôr-do-sol é linda! Ao final da visita dá para aproveitar para conhecer, comprar ou jantar no Costanera Mall, que fica nos andares inferiores do prédio.



CERRO SANTA LUCIA (free)

Endereço: Av. Libertador Bernardo O'Higgins, Santiago

Estacionamento: vaga de rua 


O Cerro Santa Lucia é um monte localizado no Centro de Santiago, o passeio é lindo e cheio de história. No percurso de subida tem lindos jardins, mirantes, monumentos e construções neoclássicas, como a Fuente Netuno, Castillo Hidalgo e o Mirante Torre Mirador. Ótimo lugar para assistir ao pôr-do-sol!



PATIO BELLAVISTA (free)

Endereço: Bellavista 26, Santiago

Estacionamento: subterrâneo no local


O Patio Bellavista é um complexo super moderninho e aconchegante que reúne vários restaurantes, bares e lojas, perfeito para uma janta animada! No blog Um Viajante, o Robson comenta sobre alguns restaurantes e suas ótimas impressões do espaço. 



MUSEU NACIONAL DE BELLAS ARTES (free)

Endereço: San Antonio 782, Santiago

Estacionamento: vagas de rua 


O Museu Nacional de Bellas Artes é o destino perfeito para amantes de cultura e exposições de arte, além de ser um ícone da arquitetura neoclássica.



MERCADO CENTRAL (free)

Endereço: Ismael Valdés Vergara 956, Santiago


Quer conhecer, provar e comprar produtos típicos de Santiago, como frutos do mar, queijos, carnes, ervas, artesanatos a mais? Esse é o lugar. Alguns restaurantes do Mercado vendem o tradicional Centolla- carangueijo gigante cultivado no sul do Chile.


Dica super valiosa de tempero chileno que vale a pena trazer uns 5 potinhos: MERKÉN, uma pimenta picante defumada maravilhosa que fica ótima com praticamente tudo. Comprei uma misturada com sal no free shop do aeroporto e me arrependi de não ter trazido mais.



LA CHASCONA (pago)

Endereço: Fernando Márquez de la Plata 0192, Santiago

Estacionamento: vaga de rua 


É uma das famosas casas-museu do poeta chileno Pablo Neruda, mas antes de ir, tenho que ler um dos livros dele, para ter sentido conhecer a casa onde ele viveu, né não?



CALLE LONDRES (QUARTEIRÃO CALLE PARIS COM A CALLE LONDRES) (free)

Endereço: Calle Londres 68, Santiago

Estacionamento: vaga de rua 


Quarteirão no cruzamento das ruas Calle Paris e Calle Londres, com arquitetura impressionante e edificações em estilo europeu. Um pedacinho da Europa antiga em Santiago. Gostoso para sentar, tomar um café e curtir o visual.



PARQUE ARAUCO (free)

Endereço: Av. Presidente Kennedy 5413, Santiago

Estacionamento: subterrâneo no local


Para quem quer fazer umas comprinhas, este shopping a céu aberto é charmoso, tem cafés descolados, barzinhos bacanas e restaurantes de qualidade. Tem lojas da Forever 21, MAC, Columbia, Diesel, Gap, Guess, Lacoste, Kipling, Swatch, The North Face, dentre outras marcas queridinhas, além de uma ala de luxo, com Louis Vuitton, Dolce & Gabbana, Carolina Herrera e mais. Em frente ao shopping fica o Parque Araucano, um dos mais bonitos de Santiago e vale passar um tempo por lá. Para mais informações do Parque Arauco, gostei do post da Patricia, do Blog Viajar hei.



KIDZANIA (pago) - ÓTIMO PARA CRIANÇAS

Endereço: Av. Presidente Riesco 5330, Santiago


O Kidzania é uma mini cidade onde crianças de 4 a 13 anos podem experimentar profissões, como piloto de avião, bombeiro, fotógrafo, chef, dentista e muitas outras. O "dinheiro" vigente ali é o KidZitos, que podem ser ganhos nos trabalhos prestados e gastos para participar de atividades. É uma experiência muito divertida para crianças. Em São Paulo abriu um Kidzania também! Para saber mais, acesse o Blog Viajar hei que conta mais detalhes da experiência.



PASSEAR PELA AVENIDA VITACURA (free)

Endereço de início: Av. Vitacura 2955, Santiago

Endereço de final: Av. Vitacura 2855, Santiago


Bairro nobre e sofisticado de Santiago, ótimo para compras e comer bem. Aproveitar para conhecer o Parque Bicentenario que fica na região.



PASSEAR PELO BAIRRO EL GOLF (free)

Endereço: Apoquindo Ote. 3300, Santiago


Bairro moderno e exclusivo, com avenidas largas, edifícios imponentes e belas casas.



MUSEO INTERACTIVO MIRADOR (pago) - ÓTIMO PARA CRIANÇAS

Endereço: Av. Punta Arenas 6711, Santiago


Está mais para um parque interativo, do que para um museu, no modelo convencional que imaginamos. Lá, a crianças podem tocar e interagir com as "obras" para aprender brincando conceitos de física, química e outras ciências.



OUTRAS OPÇÕES DE PROGRAMAS FORA DE SANTIAGO (TOURS DE 1 DIA INTEIRO - BATE-VOLTA)


>> Embalse el Yeso

>> Cajon Del Maipo

>> Viña del Mar + Valparaíso

>> Vinícolas Concha y Toro, Cousiño Macul, Undurraga, Vinícolas do Vale de Casablanca (Emiliana, Casa del Bosque, Viña Indómita, Matetic, Isla Negra) e Vinícolas do Vale de Colchagua

>> Estações de Esqui de Valle Nevado e Farellones



ONDE COMER?


Contrariando e desconsiderando todas as opiniões que li na internet, decidi jantar no Restaurante Giratorio (já sentindo agora olhares de julgamento). Escolhi ir lá não propriamente pela comida, mas pela experiência. Eu já havia ido em um restaurante giratório em Toronto e adoreiii, então queria repetir a experiência com o namorado, que não conhecia. Claro que seria muito melhor se a comida fosse top, mas não deu para ter tudo!


Como se comenta aos montes em qualquer site de opinião sobre o Giratorio, ele é sim meio caro e a comida não está à altura do preço. Pelo mesmo valor, dá para jantar em um restaurante de muito melhor qualidade. No entanto, como eu não estava esperando um prato de chef, mas sim uma vista linda e uma visão noturna diferente da cidade, não me decepcionei.


Para quem vai exclusivamente pela comida, esperando um prato da alta gastronomia, provavelmente vai se arrepender da escolha.


Se eu disser que comi mal, estaria mentindo. Pedimos um salmão com purê de batatas e mignon com fritas, pratos simples que faço em casa, mas estavam até bem gostosos. A quantidade foi suficiente. A sobremesa também era saborosa. Eu repetiria a escolha, não me arrependi. A minha expectativa de comer legal em um ambiente diferente foi plenamente atendida.


Quanto ao atendimento, que também tem inúúúmeras reclamações internet afora, não achei ruim. Não foi o melhor atendimento que já tive na vida, mas não senti que estavam nos apressando (como já li) e de uma forma geral, fomos bem recebidos.


Um inconveniente é o sistema de reservas do restaurante, feitas apenas por telefone (um desafio para quem fala somente o portunhol). Seria mais fácil para os estrangeiros um sistema de comunicação eletrônica - site, email... Tentei fazer a reserva pelo e-mail fornecido no site, mas ninguém responde, idem com o facebook :(



Como já havia decidido ir no Restaurante Giratorio assim que descobri ter um em Santiago, acabei nem pesquisando outros restaurantes para anotar aqui. 



SOUVENIRS


E o nosso souvenir, que sempre trazemos de viagem para compor a decoração da casa, desta vez não foi decoração, mas comida/bebida...

... foi uma garrafa de Pisco e um saleiro com mistura de Sal do Atacama e Merkén, a pimenta defumada que comentei acima, super tradicional no Chile. Compramos ambos no free shop, pois nem entramos em lojinhas em Santiago. O Pisco ainda não abrimos, mas o sal+Merkén uso direto. Me arrependi de não ter comprado um potinho só de Merkén pura, que também tinha no freeshop, o sabor desta especiaria é muito bom e não é apimentado, já está na lista para minha próxima ida ao Chile.

4 visualizações
YWhj%cl6QLWFIyAxceIPEg_thumb_13dc
+iEOnk7vTTm3ms8HBSdCdg_thumb_13dd
DZm996kAS1G7%BlWUP6GIQ_thumb_13d1
rec._arquipelogo_DSC03521
5
SdiMxw%LQMiKYcsYo0wsPA_thumb_13d8
Vegas
tCwfrUJwTb+tp+A5qe8sZQ_thumb_13cb
3
rec._arquipelogo_DSC03548
UNADJUSTEDNONRAW_thumb_13d5
sGruLyXjSzG5lHGt+9%3Mw_thumb_13db
pesca_piranha_thumb_IMG_3577_1024
7Vh5fDRxQDWJ4OPN6vmkkQ_thumb_13d4
thumb_IMG_3612_1024
UNADJUSTEDNONRAW_thumb_13da
thumb_DSC03637_1024
nascer_sol_thumb_DSC03896_1024
thumb_IMG_6785_1024
+2TSFD0vQ5iJ84ZZoZHHFg_thumb_13d6
1
G4C%yqxuQ1Kyeq3vFPkQ0Q_thumb_13cd
UNADJUSTEDNONRAW_thumb_13d3
thumb_IMG_6920_1024
UNADJUSTEDNONRAW_thumb_13d7
Z4fkfmLdRUqe5OoonmcK5g_thumb_13d9
2
ldfpDe6eSLS5W4bGlEEfBw_thumb_13ca

© Buena Vida

todos os direitos reservados

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone YouTube