• Gabrielle

CHÁ DAS CINCO NO OSCAR WILDE BAR: excelente opção no Café Royal Hotel em Londres

Atualizado: 6 de Ago de 2018



Eu amo chá, sempre trago algum chazinho de viagem e quando descubro lugares que servem o Afternoon Tea, dou sempre um jeito de incluir em nosso roteiro. O B, meu oposto em quase tudo, inacreditavelmente odeia chá, mas me acompanha e fica só nas comidinhas e na Coca-Cola (aff!)


Em fevereiro/2018 fomos para Londres e, estando na terra da Rainha, jamais perderia a oportunidade de tomar o Chá das Cinco. O hábito é tão comum entre os ingleses que praticamente todo restaurante e bar serve o tradicional Afternoon Tea. Alguns restaurantes, no entanto, se superam e fazem do Chá das Cinco uma experiência inesquecível para seus frequentadores.


Esse é o caso do Oscar Wilde Bar, que fica no luxuoso Hotel Café Royal, bem no coração de Piccadilly Circus.



O Oscar Wilde Bar já é, em si, uma atração à parte. Fundado em 1865 e onde o próprio Oscar Wilde jantava diariamente, é a jóia do Café Royal Hotel. O cenário é de um lounge opulento, com esculturas e lâmpadas douradas no estilo gótico revestindo as paredes espelhadas, teto ornamentado, poltronas de couro vermelho da década de 1920, mesas redondas cobertas com toalhas de linho branco e um pianista ao vivo tocando músicas modernas e clássicas.... a primeira impressão é de encantamento com tanto dourado, parece que voltamos no tempo.


Apesar da opulência do Oscar Wilde Bar, o Chá das Cinco servido aqui é apresentado de uma forma leve, descontraída, informal, embora tradicional. Nos sentimos bem recebidos e o garçom foi muito querido e gentil, nos deixando à vontade para repetirmos os chás e as comidinhas quantas vezes desejássemos... já nos ganhou rsss...

Isso foi particularmente especial, pois em alguns lugares como este, sentimos uma certa indiferença ou prepotência por parte dos garçons, o que, definitivamente, não é o caso do Afternoon Tea no Oscar Wilde Bar.



O menu é inspirado na Grã-Bretanha e no Chá das Cinco ao longo dos tempos e possui uma carta de chás bem completa e variada, com opções de Black Tea, Flavored Black Tea, White Tea, Green Tea, Oolong Tea, Herbal Infusions. Além destes, têm 3 opções de blends exclusivos. Eu experimentei um à base de chocolate que leva o nome Celestine e foi dedicado à esposa de Oscar Wilde, que sempre pedia este chá.


Para acompanhar os chás, são servidos os tradicionais scones (tipo um pãozinho), com geléia de rasberry e creme; sanduichinhos deliciosos de ingredientes diversos (pepino, salmão defumado, frango, maionese de ovo, presunto no mel); muffin de queijo com uma bisnaga de molho de laranja no topo para apertar e inundar o interior do bolinho na hora de comer, este era maravilhoso...


Os scones são muito tradicionais no Reino Unido e são servidos com geléia e creme. Dependendo da região, coloca-se primeiro a geléia ou primeiro o creme. Então, existe uma controvérsia sobre qual dos 2 deve ser colocado primeiro no scone, qual é a forma correta rsss... mas a resposta é que depende da região, cada região sustenta que o seu jeito é o correto... mais ou menos como a polêmica do biscoito e da bolacha aqui no Brasil rssss

Por fim, chegam os doces, mas antes, é servido um chá gelado adocicado de frutas vermelhas para anular o gosto dos salgados e dos chás anteriores e preparar o paladar para os doces, que são mini sobremesas e bolinhos lindos e super gostosos.


O Chá das Cinco no Oscar Wilde Bar é muito mais que um lanchinho da tarde com chá, é uma experiência tipicamente britânica indispensável para entender a adoração deste povo por este momento do dia. É delicioso, de encantar os olhos e o paladar, dá vontade de ficar horas provando vários chás e curtindo com calma as comidinhas maravilhosas. Nota 1.000. Recomendo!

0 visualização

© Buena Vida

todos os direitos reservados

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone YouTube