• Gabrielle

BUENOS AIRES: Muitas dicas para primeira viagem

Atualizado: 9 de Jul de 2018



Sempre tive vontade de conhecer o mundo, cada cantinho, cada cultura... aos pouquinhos o sonho de viajar mais frequentemente vai se concretizando. Buenos Aires sempre foi um destino top 10, por ser próxima, pagável e ter muita coisa legal para fazer.


Abaixo conto um pouco do nosso roteiro, o que conseguimos fazer em 5 dias, onde comemos...



COMO IR?


Eu viajei de Gol, pois a companhia tem vôos direto de Florianópolis para Buenos Aires, ou com no máximo, uma conexão em Porto Alegre, então é bem útil não ter de subir até São Paulo para depois descer a Buenos Aires.


A TAM também tem vôos para lá.



ONDE FICAR?


Optamos pelo Hotel Dazzler Maipú, pela localização, preço super pagável e conforto. Apesar de ficar no Centro, ele fica quase na divisa com a Recoleta e bem próximo da Calle Florida, das Galerias Pacífico e de Puerto Madero, então conseguiríamos fazer a pé tanto as atrações do Centro, da Recoleta, quanto de Puerto Madero, o que foi ótimo! Sem falar que tinham mercadinhos, farmácia e várias lojinhas perto. E como não ficava no miolinho do Centro, o entorno não era perigoso, dava para voltarmos a pé para o hotel tranquilos.


O quarto era grande e confortável, cama king-size deliciosa, café-da-manhã super farto e cheio de medialunas, doce de leite, queijo e muita coisa boa.




O QUE FAZER?


Mais abaixo, colocarei todos os bairros que conhecemos em Buenos Aires, com suas respectivas atrações para facilitar a montagem do roteiro de acordo com cada perfil de viajante. 

Nós montamos nosso roteiro da seguinte forma:


Dia 1 - quinta-feira (chegamos ao meio-dia): 

  • passeio por parte do Centro: Av. 9 de Julio, Obelisco e Teatro Colón 

  • passeio por parte do bairro Recoleta: Av. Alvear e Plazoleta Dr. Carlos Pellegrini 

  • café-da-tarde (que fez as vezes de janta): Alvear Palace 


Dia 2 - sexta-feira 

  • passeio pelo bairro La Boca: Caminito + Calle Magallanes + La Bombonera

  • passeio por Puerto Madero

  • almoço: Cabaña Las Lilas

  • janta: Te Mataré Ramirez

  • balada: Frank's


Dia 3 - sábado:

  • passeio pelo bairro Recoleta: Cemitério de La Recoleta + Floralis Generica

  • passeio de bike pela Recoleta e Centro

  • passeio pelo Centro: Plaza de Mayo, Casa Rosada + Cabildo + Catedral Metropolitana

  • lanche da manhã/almocinho:empanadas El Sanjuanino

  • lanche da tarde: Café Tortoni

  • show de Tango: Señor Tango


Dia 4 - domingo:

  • passeio com hop-on-hop-off bus

  • passeio pelo bairro Palermo: Jardim Japonês + Planetario G. Galilei + Monumental de Núñes  

  • almoço: Sucre

  • janta: pizza delivery :)


Dia 5 - segunda-feira (saímos às 18h):

  • passeio pela Calle Florida

  • passeio pelas Galerias Pacifico

  • almoço: Fast Food nas Galerias Pacifico

  • sobremesa: Freddo


No penúltimo dia, resolvemos fazer os passeios com o ônibus Hop-On-Hop-Off (aqueles ônibus vermelhos que têm em várias cidades mundo afora), já que íamos para Palermo e era meio longe. Assim, aproveitamos para fazer um city tourmotorizado no caminho até lá. Foi legal, pois conseguimos passar por todos os pontos turísticos, alguns que ainda não tínhamos ido e outros que já tínhamos conhecido nos dias anteriores.


Esses são os pontos onde o ônibus Hop-On-Hop-Off para:



BAIRRO A BAIRRO


>>> NO CENTRO <<<


As atrações do Centro são bem próximas uma da outra e podem, tranquilamente, ser feitas a pé, em 1 dia.



PLAZA DE MAYO


A Plaza de Mayo é a praça mais famosa de Buenos Aires, ao seu redor ficam a Casa Rosada, o Cabildo, a Catedral Metropolitana, o Palacio del Gobierno e a Casa de la Cultura. Está ligada a muita história, foi o epicentro de acontecimentos de grande importância para a cidade e para o país, desde revoluções, conflitos sociais e mobilizações populares.




CASA ROSADA


A Casa Rosada atualmente abriga a sede da Presidência da República Argentina e o Museu da Casa do Governo, que conta a história dos presidentes argentinos. 


Como estávamos de bike fazendo estes passeios do Centro, decidimos não entrar na Casa Rosada e no Museu da Casa do Governo, nem nos demais edifícios históricos da região.



CABILDO


O Cabildo de Buenos Aires é um edifício histórico. Na época colonial, os Cabildos eram corporações municipais instituídas na América Espanhola encarregados da administração geral das cidades coloniais. Este, de Buenos Aires, cuidava da representação da cidade, com funções jurídicas e administrativas e servia, ainda, de prisão.



CATEDRAL METROPOLITANA


A Catedral Metropolitana é a principal Igreja Católica na cidade de Buenos Aires. 


O único edifício que entramos na região foi a Catedral, mas bem rapidinho, apenas para apreciar o interior, que tinha lido ser belíssimo, mas fiquei bem pouco dentro.



OBELISCO


Erguido na Praça da República em comemoração ao quarto centenário de fundação da cidade, em 1936, o Obelisco de Buenos Aires fica bem no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de Julio.



AV. 9 DE JULIO


A Avenida 9 de Julio é a principal avenida de Buenos Aires. A via é muuito larga, demora para conseguir atravessar de uma calçada a outra, já foi considerada a mais larga do mundo – com 140 metros entre as calçadas. 


Não foto aérea abaixo (do google), dá para ter uma noção melhor da largura.




TEATRO COLÓN


Marco na arquitetura de Buenos Aires, o Teatro Colóné a principal casa de ópera da cidade. Em termos de acústica, é considerado um dos cinco melhores do mundo.


Para assistir a óperas, balés e consertos variados, o site do Teatro Colón está sempre atualizado e vende os ingressos online.


Eu não me programei para assistir nenhum espetáculo, então só dei uma paradinha na frente enquanto passeava pela 9 de Julio, mas deve ser lindo um balé lá.



CALLE FLORIDA


A Calle Florida é um calçadão cheio de lojas no Centro de Buenos Aires, bem pertinho da Galerias Pacifico. Li que tinham várias lojas de cashmere por lá, mas não encontrei nada bonito e pagável.  Acabei encontrando uma loja de cashmere que adorei (também com itens de lã e couro), próximo, mas não na Calle Florida: chama Sylvia y Mario (localização aqui). Na Florida ficam inúúúúmeros câmbios, encontramos várias cotações melhores que no Brasil.



GALERIAS PACIFICO


Shopping queridinho dos brasileiros. A arquitetura interna e externa chamam bastante atenção, é muito bonita. Na Galerias Pacifico encontram-se lojas como Lacoste (preço bem mais baixo que no Brasil), Cheeky, Cacharel, Adidas, Christian Lacroix, Christian Dior, Havanna, La Mer, Levi's, Nike, New Man, Prune, Swatch, L ́Occitane, Samsonite Black Label, Tommy Hillfiger, Timberland, Perugia, Swarovsky, Vitamina...


Na Galerias Pacifico tem um quiosque da Tea Connection, uma marca de chás a granel (não saquinhos) que eu adoro!!



>>> NO BAIRRO LA BOCA <<<


O bairro La Boca é mais distante do Centro e o ideal é ir/voltar de taxi.



CAMINITO


O Caminito dispensa muitas apresentações. É talvez o marco símbolo de Buenos Aires, junto com o tango e o Maradona rsss. Ao mesmo tempo em que tem áreas bagunçadas e sujas, tem outras lindas, coloridas e cuidadas. É um contraste e imperdível. Para quem curte fotografar, é super artístico e tem muita personalidade.


Eu como sou empolgada, não ia perder os painéis pega-turista de dançarinos de tango (pago, é claro! Mas vale a pena, pois os fotógrafos tiram fotos com a sua própria máquina e várias fotos boas - não lembro quanto pagamos, mas era pouco):




CALLE MAGALLANES


A Calle Magallanes fica dentro do Caminito, é uma rua escolhida pelos artistas de Buenos Aires – há um ateliê depois do outro. Ali fica o Centro Cultural de Los Artistas, um corredor dentro de um dos predinhos, com exposições e venda de arte. Ao final, tem um pequeno mirante (sacada), de onde se tem interessante ângulo do Caminito, visto de cima.


Você saberá que está na Calle Magallanes quando ver uma sacada de bonecos gigantes de Maradona, Evita e Carlos Gardel.



ESTADIO DO BOCA JUNIORS (LA BOMBONERA)


Bem próximo do Caminito - dá para ir a pé - fica a La Bombonera, a casa do Boca Juniors. Como o B adora futebol, sempre fazemos os tours por estádios de times mais conhecidos quando viajamos.

Na Bombonera o tour é bem legal, o estádio em si é completamente diferente de qualquer outro, pois como fica num espaço pequeno, tiveram de construir as arquibancadas bem íngremes, os últimos lugares ficam muito altos. Além das arquibancadas, o tour passa pelos vestuários, pelo campo e pelo Museo de la Pasion Boquense.

Clique aqui para informações sobre o Estadio Tour.

Conseguir ingresso para assistir um jogo lá é muito difícil, tentamos, pois tinha jogo naquele final de semana (Boca Juniors x Rafaella), mas não conseguimos. Para quem for muito empolgado em ver um jogo, existe a opção de comprar o Boca Experience (www.bocaexperience.com), um serviço oficial do clube e vende pacotes com bilhete, visita ao museu, guia turística e traslados. 

>>> NO BAIRRO RECOLETA <<<

Recoleta é o bairro mais arrumadinho de Buenos Aires, com boutiques sofisticadas, ótimos restaurantes e hotéis, galerias de arte, além do famoso cemitério. O bairro não fica longe do Centro, dá para ir a pé.



FEIRINHA DA RECOLETA


A Feira de Artesanato da Recoleta acontece aos sábados, domingos e feriados na Plaza Intendente Torcuato de Alvear, ao lado da igreja e do cemitério. Bem típica, com peças de madeira, couro, bijouterias, etc., das 10h às 19h.


FLORALIS GENERICA


A Escultura de alumínio, Floralis Generica, é uma flor gigante que conforme a hora do dia vai se abrindo. Abre-se às 7:30h e fecha às 20:30h. É linda!!!



FACULDADE DE DERECHO DE LA UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES


No caminho para Floralis Generica, fica o Edifício da Faculdad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires, muito lindo, com uma arqutetura bem clássica. Demos uma paradinha para fotos e para tirar cópias do nosso passaporte, pois resolvemos alugar uma bike e era exigida cópia.



PASSEIO DE BIKE


Bem em frente à Faculdad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires fica uma das várias cabines de empréstimo de bicicleta da EcoBici, um transporte público de bicicleta criado pelo Governo de Buenos Aires que disponibiliza gratuitamente bicicletas em vários pontos da cidade. Para estrangeiros, pediram apenas cópia do nosso passaporte.  


Aproveitamos para conhecer uma parte do bairro Recoleta e a região da Plaza de Mayo de bike. No caminho, passamos para comprar as empanadas na El Sanjuanino e paramos para comer no Parque Carlos Thays, pertinho da Floralis Generica. Devolvemos a bike na Plaza de Mayo.


Eu, como só pedalo em viagens, sou ruinzona e claro que cai no chão kkk e ainda derrubei uma mulher que tirou um fino da minha bike de surpresa,  levei um susto, ela ficou p*t@ rssss



AV. ALVEAR


A Av. Alvear possui imponentes construções: o edifício Belle Époque da Embaixada da França (Calle Cerrito, 1399); o Palácio Pereda (Calle Arroyo, 1130), inspirado no Castelo de Fontainebleau, que serve de residência ao embaixador brasileiro; a Mansión Azaga Unzué (Calle Cerrito, 1455), anexa ao hotel Four Seasons; o Palácio Duhau (n. 1661), do Hotel Hyatt; o Palácio Casares (n. 1345), que abriga a sede do Jockey Club; a Casa Nacional de La Cultura (n. 1690); a Nunciatura Apostolica (n. 1671) e; a Casa de las Academias Nacionais (n. 1711); além das lojas de grifes de luxo. Passamos por aqui no Caminho para nosso chá-da-tarde no Alvear Palace.



PLAZOLETA DR. CARLOS PELLEGRINI


A Plazoleta Dr. Carlos Pellegrini é uma pracinha pequena, talvez a mais bonita de Buenos Aires, cercada de pomposas residências. A Estátua de Carlos Pellegrini, um dos ex-presidentes, é uma das suas atrações. 



AFTERNOON TEA NO ALVEAR PALACE


Eu amoooo chá, então sempre que vou em alguma cidade que sei ter algum lugar/hotel tradicional no serviço de chá, reservo um chá-da-tarde para nós, apesar de que o B fica na Coca-Cola mesmo rsss.


O chá-da-tarde do Alvear Palace é uma delícia, além de o chá ser muito bom, os quitutes, bolinhos e chocolates também são demais!!



CEMITÉRIO LA RECOLETA


O Cemitério La Recoleta é o mais elegante de Buenos Aires, onde repousam celebridades do mundo político, como Eva Peron, cientistas ganhadores de prêmio Nobel, escritores, artistas, etc., virou um ponto turístico da cidade.


Realmente o lugar tem esculturas lindas, mas ainda é um cemitério. Vale conhecer, mas em uma próxima vez, vou pular.



MONUMENTO AL GENERAL CARLOS MARIA DE ALVEAR


Pertinho da Feirinha da Recoleta, fica a praça com o Monumento al General Carlos Maria de Alvear. Demos uma passadinha rápida para fotos apenas!



>>> NO BAIRRO DE PUERTO MADERO <<<


Puerto Madero é uma área que foi totalmente revitalizada pelo Governo de Buenos Aires e atualmente abriga vários hotéis e restaurantes modernos e de luxo. O lugar é lindo e perfeito para um almoço, um passeio a tarde, um café, sorvete, um happy hour, uma janta badalada... A foto abaixo (do google) oferece uma noção do que é Puerto Madero:


PONTE DE LA MUJER



>>> NO BAIRRO PALERMO <<<


O bairro Palermo é mais distante do Centro e o ideal é ir/voltar de taxi ou de ônibus.



JARDIM JAPONÊS


Palermo tem uma área enorme reservada para parques, jardins, bosques... no bairro ficam os Bosques de Palermo, um roseiral, o Jardim Botânico, o EcoParque e o Jardim Japonês, nossa escolha para visitar!


O Jardim Japonês é muito fofo, uma imersão no Japão. Ele foi inspirado nos jardins zen que antecedem aos templos no Japão. Há 350 espécies de plantas nativas japonesas (bonsais, inclusive), carpários, laguinhos, pontes e recantos para meditação. Tudo por lá é maravilhoso!!!!



PLANETÁRIO G. GALILEI


Bem próximo dos Bosques de Palermo fica o Planetário G. Galilei que tem uma abóbada celeste de 20 metros de diâmetro, onde projetam-se planetas, constelações e quase 9 mil estrelas. Na parte externa, há um meteorito de 1530 quilos, encontrado na província de Chaco. 

Infelizmente estava fechado quando fomos: Mas da próxima vez, com certeza irei pesquisar com antecedência, fiquei com muita vontade de conhecer.



ESTÁDIO DO RIVER PLATE (MONUMENTAL DE NÚÑEZ)


Já que fomos no Estádio do Boca Junior, tínhamos que ir também no do rival River Plate: o Monumental de Núñez. Também fizemos o Stadio Tour e foi tão legal quanto o anterior, com acesso ao campo, vestiários, arquibancadas, museu, lojinha... o B adorou!



RIO DA PRATA


Na volta de Palermo passamos pela Av. Costanera Rafael Obligado, que tem vista direta para o Rio da Prata. Nós estávamos no Red Bus, mas para quem estiver a pé ou de bike, tem uma área ótima para passeio e ciclovia.



>>> OUTROS PASSEIOS <<<


SHOW DE TANGO


É cliché sim, pega-turista para alguns, mas estávamos pela primeira vez em Buenos Aires e deliberadamente decidimos ir: Señor Tango, o show de Tango turistão e que eu adorei!!!


Talvez por ser destinado a turistas os dançarinos fazem mais acrobacias e movimentos que em um outro espetáculo de dança raiz não fariam. Não tenho como comparar, porque só fui no Señor Tango mesmo e deixarei para ir em um local mais raiz em uma próxima visita, mas adorei e não mudaria minha escolha. Valeu muito a pena! 



ONDE COMER E BEBER?


Estas foram nossas opções de restaurantes, bar, cafés: 


CABAÑA LAS LILAS

Endereço: Av. Alicia Moreau de Justo 516, Puerto Madero


Dos mesmos donos do Baby Beef Rubayat de SP, é perfeito para quem ama carne argentina, maravilhosa! Fica em Puerto Madero.



SUCRE

Endereço: Mariscal Antonio José de Sucre 676, Palermo


Pertinho de Palermo, o Sucre tem um estilo mais gourmet, com pratos deliciosos e apresentação impecável. A sobremesa também é simplesmente deliciosa.



EMPANADAS EL SANJUANINO

Endereço: Calle Posadas 1515, quase esquina com Av.Callao, Recoleta


Excelentes empanadas, no mais tradicional local de Buenos Aires 



CAFE TORTONI

Endereço: Av. de Mayo 825, Centro


Tradicional café portenho (no estilo da Confeitaria Colombo do Rio de Janeiro). Foi inaugurado em 1858 e preserva tudo intacto. Perfeito para um chocolate quente com medialunas (croissant), petit- fours... hummm. O único problema é que na mairoia das vezes tem fila para entrar, mas nada muito absurdo (ao menos quando fomos). 


Pedimos churros, medialuna con queso caliente (croissants com queijo derretido) e chocolate quente. Uma delícia!



TE MATARÉ RAMIREZ

Endereço: Gorriti, 5054 – Palermo Soho 


Para quem curte programinhas diferentes. O Te Mataré Ramirez é um restaurante afrodisíaco. O nome dos pratos e a decoração são super sexy! De terça a domingo rolam showzinhos no mesmo estilo sexy picante do restaurante. A comida é maravilhosa, a luz é bem baixa, aconchegante, e a decoração é demais. O lugar é perfeito para uma jantar a dois.


FRANK'S

Endereço: Arevalo, 1443, Palermo 


O Frank's é um bar escondido, que só entram membros, convidados ou quem tem a senha para entrar. Cada dia tem uma senha diferente. O lugar não se parece nada com um bar na parte externa, tem apenas uma porta, que dá acesso a uma cabine telefônica. Você toca a campainha, entra, segue até a cabine telefônica onde diz a senha do dia e a porta do bar se abre.

A senha é postada no Facebook do bar, então não foi tão difícil entrarmos rsss


FREDDO


Não é nenhuma mega descoberta, mas eu amooooo!! E como em Santa Catarina ainda não temos sorveteria Freddo, amo mais ainda, porque raramente consigo comer. Optamos pela unidade da Galerias Pacifico, mas tem outras inúmeras espalhadas por Buenos Aires. 



RESUMO DA VIAGEM: Amamos nossa viagem, conseguimos passear bastante, comer muita coisa gostosa... passar um tempo de qualidade juntos!! Buenos Aires é tão incrível como sempre ouvi falar, é um lugar para voltar sempre, tem muita coisa legal, muitos lugares para conhecer, impossível fazer tudo em uma viagenzinha de 5 dias. Os portenhos são super educados, tratam os brasileiros muito bem, não sentimos nenhuma rivalidade Brasil-Argentina por lá. A comida é simplesmente demais, desde a medialuna do café-da-manhã, à carne bem cortada, ao doce de leite, churros, alfajores, sorvete - yammmy!! As fotos ficam lindas, pois um lugar é mais fotogênico que o outro.


ARREPENDIMENTO:Não tivemos nenhum grande arrependimento nesta viagem, mas sentimos não ter dado tempo de conhecer San Telmo e Tigre, onde tem um parque de diversões bem radical - o Parque de La Costa, mais distante do Centro, com acesso por trem, que parece ser demais!!

117 visualizações

© Buena Vida

todos os direitos reservados

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone YouTube